domingo, 18 de novembro de 2012

Esfiha de carne



Comida de vó é tudo de bom!! Vó, normalmente, cozinha tão bem, né? Lembro de vários pratos que minhas avós faziam e que eu adorava: pastel, lasanha, macarrão caseiro, biscoitos de natal, língua ensopada (a da minha vó era imabatível)... 

A vó do Markus não é diferente. Ela é mestre na cozinha e a especialidade é culinária árabe. O Markus, assim como eu, adora as comidas dela. Como moramos em Brasília, e a família dele mora quase toda em SC, só nos resta aproveitar pra comer as delícias dela quando vamos pra lá, ou tentar comer algo parecido fazendo nós mesmos, em casa. Dessa vez, tentei fazer esfiha. No início do ano a Tata (como é chamada a vó do Markus) nos deu uma aula de esfiha. Todos os netos e agregados aprenderam, com uma legítima libanesa, o passo a passo pra se fazer a esfiha original das "arábias". 

O ano tá quase acabando e só nesse fim de semana tive coragem de tentar fazer. O Markus fez a carne e eu, a massa. Daquele jeito... não ficou igual, mas ficou muito boa! Pelo menos dá pra quebrar o galho quando a saudade aperta! ;)

Esfiha de carne
Rendimento: 45 unidades

Massa
500 g de farinha de trigo
1 ovo
200 ml de água morna
1 colher bem cheia de manteiga em temperatura ambiente (a receita original usa banha de porco)
1 envelope (10g) de fermento seco (biológico)
1/2 colher sobremesa rasa de sal
1 colher sopa de açúcar

Como fazer

1. Misture a farinha de trigo, com o fermento, sal e açúcar e coloque em uma bacia. Faça um buraco no meio.
2. Nesse buraco, coloque a água morna, a manteiga e o ovo. Vá misturando os ingredientes, até todos ficarem bem incorporados.
3. A massa estará pronta quando não grudar mais nas mãos. Talvez seja necessário acrescentar um pouco mais de farinha de trigo.
4. Deixe crescer por 1 hora. Reserve.

Recheio
250 g de patinho moído (a receita original usa paleta)
100g bacon moído
250g cebola bem picada ou processada
250g tomate bem picado
1 colher sopa tahine (pasta de gergelim)
Suco de 1 limão
sal, pimenta, canela a gosto
1/2 xicara cha de azeite

Como fazer
1. Misture todos os ingredientes.
2. Coloque a mistura de carne temperada em uma peneira. Apóie a peneira em uma panela, cubra e deixe escorrer na geladeira, durante uma noite.
3. O segredo desse recheio é que ele deve estar bem sequinho, para não embatumar a massa.
4. Depois de ficar escorrendo, reserve a carne para a montagem.

Como fechar a esfiha
1. Pegue a massa já crescida e faça cerca de 5 tiras. Essas tiras facilitam na hora de dividir a massa em porções quase iguais.
2. Em seguida, corte pedaços pequenos das tiras. Faça as contas... essa receita rendeu, para mim, 44 esfihas. É mais ou menos essa quantidade de pedaços de massa que você irá fazer.
3. Utilize as pontas dos dedos para abrir cada um desses pedaços. Como a massa é bem elástica, não precisa de rolo. Basta apertar e abrir a massa com as mãos mesmo.
4. Coloque um pouco de recheio e feche, desse jeito: "Como fechar esfiha"
5. Depois de fechar a última me toquei que podia ter feito um vídeo pra vocês, mostrando direitinho. Esse que postei explica bem, mas é um pouco diferente do que eu fiz.
6. Eu deixo a esfiha um pouco aberta no meio do triângulo, não abro a massa com rolo e não uso cortador. Mas o vídeo é válido, já que o mais difícil da receita é acertar fechar a massa.
7. A carne deve estar bem seca por isso também: facilitar o fechamento.
8. Depois de fechada, deixe crescer mais uns 15 minutos e leve para assar.
9. Leve para assar por 15 minutos, em forno pré aquecido a 200 graus.

Sirva com coalhada (ou iogurte natural) ou com limão!

Essa com iogurte


Essa com limão!

Boa semana!!

Beijos,
Heide



3 comentários:

  1. Que esfihas mais lindas!!!
    Adorei o formato que você deu à elas, eu geralmente faço elas ou abertas ou fechadas, e vc fez um meio-termo, que eu achei muitooo mais charmoso!!!
    E com o iogurte junto.. nossa tá de babar!!! BJao!!!
    www.brisandonacozinha.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla!
    Esse formato é mesmo muito legal. E como aprendi com quem é da terra das esfihas, o Líbano, deve ser assim o jeito que eles fazem por lá! ;)
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  3. Perfeita essa receita. Na carne eu misturei um pouco de farinha de trigo,porque resolvi fazer a tarde e não havia tempo para escorrer. Acho que o segredo é não ser carne congelada.

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_