quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Creme de palmito levinho, levinho!!



Agora a chuva chegou de vez... mas ela não veio sozinha: os engarrafamentos e as ruas inundadas a acompanham todos os anos. Mas, apesar de eu ter levado quase uma hora pra chegar na aula hoje, consigo perceber vários pontos positivos dessa época do ano. A grama fica verdinha, o ar mais fácil de respirar e dá aquela vontade de ficar em casa, embaixo do cobertor comendo uma coisa gostosa.

Em um dia de chuva como hoje, nada como uma sopa quentinha e leve pra comer à noite... ahhh se eu tivesse mais dessa sopa congelada!!! Super light, meninas!!! Fiz pro jantar de domingo... comeria! :)

Creme de palmito
Ingredientes
1 cebola
1 colher sopa manteiga
1 colher sopa cheia de farinha de trigo
1,5 l de caldo de frango (receita abaixo*)
300 g de palmito em conserva
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Cebolinha a gosto
Queijo parmesão a gosto

Como fazer:

1. Refogue a cebola com a manteiga.
2. Acrescente a farinha de trigo e deixe até dourar. Em seguida, adicione o palmito picado e refogue por 3 minutos.
3. Adicione o caldo e mexa bem com ajuda de uma colher de pau, até ferver. Deixe cozinhar por 10 minutos. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto.
4. Leve tudo ao liquidificador. Bata tudo muito bem, até a sopa ficar bem lisinha.
5. Volte esse creme para a panela. Deixe ferver. Se você achar que a sopa ficou muito grossa, pode adicionar mais caldo de frango até atingir a consistência desejada.
6. Quando estiver na consistência desejada, adicione a cebolinha picada. Acerte a pimenta do reino, o sal e pronto! Servi com queijo parmesão polvilhado. Delícia!

Boa noite de quarta-feira a todos!!!
Beijos,
Heide



*Caldo de frango
1 peito de frango sem a pele e com osso (muito importante, pra dar gosto)
1 cenoura
3 folhas de alho poró - quando eu compro, uso o talo, limpo bem as folhas e congelo. Dá super certo para usar em caldos!
3 talos de salsão
2 cebolas
3 dentes de alho
2 folhas de louro

Modo de fazer: pique os ingredientes grosseiramente (menos o frango, claro!). Coloque todos os ingredientes em uma panela, cubra com água e cozinhe. Depois de ferver, deixe reduzir por, pelo menos 30 minutos. Aproveite a carne do frango para fazer tortas, por exemplo. Coe o caldo e utilize o líquido para fazer a sopa. 

O primeiro comentário desse post será o seu!

Postar um comentário

_+_+_+_+_