segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Sorvete de nozes. Eleito o nº1!


Melhor sorvete que já saiu aqui em casa. Falo por mim, claro... o Markus não gostou muito. Eu adorei!

Ficou do jeitinho que um sorvete não industrializado deve ficar: cremoso, firme, doce na medida certa, sem nada de gelinhos na massa, com uma cor pálida que mostra que ali não tem nada de corante e com gosto suave de nozes, o que mostra que também não levou nada de aromatizante.

A receita peguei de uma das minhas blogueiras preferidas, a Ana Elisa que, infelizmente, deu um tempinho no La Cucinetta. Espero que volte logo!

Bom início de semana a todos!
Beijos,
Heide
Sorvete de nozes (daqui)
Ingredientes:

2 xíc. de nozes (usei pecã)
3 1/2 xíc. de leite integral
4 gemas de ovo (usei caipira)
1/2 xíc. de açúcar cristal (usei um orgânico)
1/4 xíc. de açúcar mascavo
1/4 xíc. de creme de leite fresco
1/4 colh. (chá) de sal

Como fazer:

1. Espalhe as nozes em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 5-7 minutos, para dourarem, mexendo uma ou duas vezes durante esse tempo. Deixe esfriarem por 5 minutos.
2. Junte-as ao leite em uma panela e leve à fervura em fogo médio. Abaixe o fogo para o mínimo e deixe em fervura branda por 5 minutos, mexendo às vezes. Desligue o fogo, tampe, e deixe em infusão por 15 minutos.
3. Passe a mistura pelo liquidificador. Forre uma peneira grande com um tecido limpo e posicione-a sobre uma tigela grande. Despeje a mistura e deixe pingando na tigela, através do pano, por 15-20 minutos. Junte as pontas do pano e esprema o restante do leite aromatizado para a tigela, totalizando 2 1/2 xíc. de leite de nozes.
4. Bata as gemas e os dois açúcares com um fouet ou batedeira até ficar fofo e claro, mas ainda granuloso. Reserve.
5. Aqueça o leite de nozes e o creme de leite fresco até o ponto de fervura. Não deixe que ferva. Junte um terço do leite às gemas, misturando rapidamente. Volte a mistura de gemas à panela, junto com o leite, e mexa em fogo baixo com uma colher de pau por cerca de 4 minutos, até que engrosse ligeiramente, sem deixar ferver.
6. Passe por uma peneira para dentro de uma tigela limpa. Misture o sal e leve à geladeira por 4 horas ou durante a noite, semi-tampado.
7. Tire da geladeira e prepare o sorvete na sorveteira como indicado pelo fabricante.

2 comentários:

  1. Oi, Heide, finalmente inaugurei minha sorveteira na Kitchenaid! Usei essa sua receita como base, tirei as nozes e incluí um café expresso bem forte com 2 colheres de sopa de Nescafé, que fervi junto com o leite. Ficou um espetåculo! Agradeço por contar a saga da sorveteira. Foi inspiradora prá resolver o problema da minha. Um beijo

    Luciana

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu!
    Que bom que você conseguiu, assim como eu, ter sua sorveteira inteira e funcionando, rsrsr! Nossa saga não foi fácil, hein??!!! Mas vale a pena!
    Adorei a ideia do café! ;)
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_