quarta-feira, 6 de junho de 2012

Tartiflette pra começar a sessão de comidas da Europa

O blog está de volta!
Ficamos 20 dias de férias... tempo mais do que suficiente pra acumular muitas coisas boas na bagabem. Como falei no post anterior, fui com minha família para Europa, visitar minha irmã, e aproveitamos para estender o passeio.

O roteiro foi: Grenoble, Laussane, Chur, Munique, Stuttgart, Freiburg, Dijon e Paris. Em cada um desses lugares provei comidas deliciosas, que vão aparecer por aqui nos próximos posts.

Vou ficar devendo a receita de alguns, afinal, não sou tão expert a ponto de conseguir decifrar a receita provando-a apenas. A de hoje é exceção. Esse prato foi feito pela minha irmã. A Tartiflette é um prato típico da região da Savoie, que é a região onde ela mora. Delicioso!!!!!!
Pena não podermos reproduzir fielmente ele aqui no Brasil. As batatas de lá tem outro gosto: são mais adocicadas do que as nossas. O queijo usado também é típico daquela região (reblochon) e não é fácil encontrar por aqui. 

De qualquer forma, acho que vale a dica pra gente conhecer pratos típicos e novos ingredientes, concordam?

Tartiflette
1 kg de batatas cozidas, descascadas e cortadas em rodelas grossas
350 gr de creme de leite fresco
300 g de bacon
2 cebolas grandes cortadas em fatias finas
1 olher sopa óleo
1 queijo reblochon

Obs: as quantidades foram no chute, ok? É mais ou menos isso...

Como fazer:

1. Cozinhe as batatas em água. Escorra, descasque e corte em rodelas. Espalhe-as em um refratário.
2. Frite o bacon e a cebola em 1 colher sopa de óleo. As cebolas devem ficar transparentes e o bacon deve perder bem a gordura aparente.
3. Espalhe o bacon com as cebolas por cima das batatas. Por cima, coloque o creme de leite e o queijo reblochon. Esse queijo é redondo e com cerca de 5 cm de espessura. Assim ó:

Foto para ilustrar


A Cony, minha irmã, cortou no sentido horizontal. Dessa foram, ficam duas rodelas de queijo com cerca de 2,5 cm de espessura cada. Coloque as rodelas em cima do creme de leite e leve para gratinar. Deixe no forno, a 230ºC até dourar.

Prato pronto!


Ficou divino!!!!!!! A família adorou!

Em breve volto com outras delícias europeias!


Bjos,
Heide

O primeiro comentário desse post será o seu!

Postar um comentário

_+_+_+_+_