quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Picadinho



Moro em Brasília há quase 4 anos e não conheço nem metade dos restaurantes da cidade... acho que nem um quarto deles. Pra mim, esse é um dos muitos pontos positivos daqui: ter opções, pra todos os gostos e bolsos.

Quem é de São Paulo deve estar lendo e me xingando agora, rsrsr, por eu dizer que Brasília oferece variedade. Mas, pra quem só morou em Blumenau e em Florianópolis, cidades com muitas qualidades também, diga-se de passagem, posso dizer que Brasília é sim muito bem servida de restaurantes muito bons!

Esses dias fui almoçar em um restaurante super tradicional aqui de Brasília, mas que ainda não conhecia. É um restaurante alemão, mas que tem como carro chefe um picadinho. Picadinho é, por acaso, um prato típico alemão? Nem sabia...

Enfim, o prato é super bem servido, e vem completíssimo: arroz, farofa, picadinho, banana à milanesa e ovo pochê. Super leve, rsrsr, uma delícia!

No fim de semana, estava com planos de fazer estrogonofe. Comprei "tudo"pra fazer, e na hora de começar o preparo percebi que estava sem tomates. Ótima oportunidade pra tentar reproduzir o picadinho do Fred (nome do restaurante).

Fiz tudo meio de olho, mas vou tentar lembrar como fiz e descrever aqui.

A propósito, só não ficou tão gostoso quanto o do Fred porque faltou a banana à milanesa ;)

Picadinho
500 g de filé mignon picado em quadradinhos
2 colheres de sopa de óleo
100 ml de whisky
1 cebola grande
orégano
+ 2 colheres de sopa de óleo
150 ml de vinho tinto seco
2 colheres chá de mostarda
1 colher sopa de ketchup
1 colher sopa de shoyo
Sal
Pimenta
1 colher chá de amido de milho
50 ml de água
1 lata de creme de leite, sem o soro (opcional)

Como fazer
1. Frite rapidamente a carne, em pequenas porções, para não formar água. Reserve.
2. Desligue o fogo. Depois que toda carne estiver refogada, coloque tudo na panela novamente e despeje o whisky por cima. Agora, PROVA DE FOGO: acenda um palito de fósforo por cima da carne, para flambar. Fique misturando a carne, com cuidado, até o fogo apagar. Esse processo leva cerca de 2 minutos. Reserve a carne flambada.
3. Na mesma panela que você flambou a carne, frite a cebola. Refogue até ficar transparente. Adicone o orégano e frite tudo.
4. Adicione a carne e misture bem.
5. Em seguida, coloque o vinho e deixe refogar por 3 minutos.
6. Adicione os demais temperos e, se o molho da carne estiver meio seco, adicione um pouco de água. Deixe cozinhar por 15 minutos. Prove. Se estiver do seu gosto, está pronta!
7. No meu caso, achei que o molho estava um pouco aguado. Por isso, dissolvi o amido de milho na água (50 ml) e coloquei na carne, para engrossar um pouco. Deixe ferever um pouco e só então desligue.
8. Por último, adicione o creme de leite, sem mexer muito. O efeito das cores fica bonito no prato! Sirva com arroz branco.

OBS: No picadinho do Ferd nem vai creme de leite, mas, como já tinha comprado para o estrogonofe, acabei colocando. Mas é opcional, viu?

9 comentários:

  1. Heide, a receita parece a do estrogonofe 'original'! Você falou do restaurante, mas eu moro aqui desde que nasci e nunca fui lá.. Kkkkk, é cada coisa, né?!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata!
    Pois é, é que eu faço estrogonofe de um jeito bem diferente... por isso acabei chamando de picadinho. Mas é bem isso mesmo! Picadinho + creme de leite = estrogonofe! :)
    Esse restaurante é muito gostoso, recomendo! Fica na 405 sul.
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  3. A receita parece interessante, mas e bem diferente do picadinho do Fred que uma delícia ..

    ResponderExcluir
  4. A receita parece interessante, mas e bem diferente do picadinho do Fred que uma delícia ..

    ResponderExcluir
  5. A receita parece interessante, mas e bem diferente do picadinho do Fred que uma delícia ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Diego, quando comecei a fazer queria algo parecido com o picadinho do Fred, já que estava sem tomates, mas aí que tinha creme de leite em casa e resolvi colocar também. No fim das contas, ficou bem diferente mesmo, mas tente fazer sem o creme de leite! Aí acredito que ficará próximo... não igual, mas próximo ao do Fred! ;)

      Excluir
  6. O picadinho de fred tem paprika e pimentão.
    São os diferenciais do prato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum... bom saber. Da próxima vez colocarei pra testar! Obrigada pela dica!
      Abraços,
      Heide

      Excluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_