terça-feira, 11 de junho de 2013

Uma experiência inesquecível: El Club Allard

Que eu gosto de comer não é novidade pra ninguém... por isso mesmo, quando viajo, comer é uma das minhas principais diversões. Pelo post anterior, deu pra notar que comidas não faltaram nessa viagem. Como falei, a gastronomia de Portugal é ótima, principalmente os doces. Mas hoje a dica é de um restaurante espanhol.

Confesso que não fomos a muitos restaurantes na Espanha. Como lá o costume é mais "beliscar", comemos muita comida de bar, as famosas tapas. Pequenos lanches, que acompanham as bebidas. Mas teve um dia que tiramos para "chutar o balde". Fomos no El Club Allard, restaurante duas estrelas Michelin, que fica em Madri. 

O cardápio foi tão gostoso, mas tão gostoso, que resolvi fazer um post especial, com todos os pratos que comemos. A lista é grande, e olha que pegamos o menu degustação mais simples!

O menu começa com algo inesperado: o cartão de boas vindas... é comestível! Eles servem com um tipo de maionese de amendoim. Não chega a ser gostoso, mas a ideia é interessante.


Depois do cartão, começam as comidas de verdade. Tudo muito bem apresentado. Porções pequenas, mas que, quando somadas, garantem um jantar bem substancioso!

Primeira entrada: pequeno pão com manteiga de alho


Segunda entrada: Caballa (um tipo de peixe) marinada com couve (que foi servida congelada e marinada) e abacate.

Terceira entrada: Mousse de couve-flor com caviar, servido sobre papel de arroz. Estava delicioso!


Quarta entrada: Mini "Babybell" de camembert trufado


Quinta entrada: Sopa de legumes da estação. Veio em um celofane, e o plástico foi cortado no momento de servir. Muito saboroso!


Primeiro prato: finas folhas de pão, muito crocantes, recheadas com panceta e ovos, sobre cama de creme de batata


Segundo prato: Lombo de salmonete (um tipo de peixe) com moho de urucum e alcachofras


Terceiro prato: Paleta de cordeiro com iogurte e farofa de Tandoori (condimento indiano). Reparem no capricho da apresentação!


Sobremesas... ah, as sobremesas!

Primeira sobremesa: "Chegou a primavera, para derreter a neve do outono..."
Esse prato era assim: uma bolota de gelo saborizado, onde se jogava uma calda quente com frutas vermelhas, que foi, aos poucos, derretendo o gelo e transformando tudo em uma sopa de frutas vermelhas.


Segunda sobremesa: "La pecera" (O aquário)
Simplesmente divino, apesar de não ser tão lindo, à primeira vista. O creme branco era uma mousse, muito leve, de iogurte. O verdinha era massa de churros frita, bem crocante. O coral foi feito com chocolate branco e frutras vermelhas. A concha era de chocolate meio amargo, e o peixe, um tipo de marshmallow. A combinação perfeita de texturas e sabores!


Terceira sobresa: "Boletus". A minha preferida! O caule do cogumelo foi feito com mascarpone, o topo, de suspiro de capuccino. A terra era farofa de torta sacher... delícia! E a calda era de café, bem suave.

O ponto alto dessas sobremesas, para mim, foi a combinação de texturas. O crocante da massa de churros e dessa farofa deram um toque de chef aos pratos. Comeria várias!!!

Para encerrar, alguns petit fours: um de chocolate branco e outro de suspiro com calda de frutas vermelhas. Pra fechar com chave de ouro, mas fico devendo a foto...

Ah, no final dei uma de tiete e tirei foto com o chef, Diego Guerrero :)


Foi uma experiência inesquecível! Se puderem e gostarem desse tipo de programa, recomendo! Sugiro reservar antes! O lugar é pequeno e fica cheio!

El Club Allard, C/ Ferraz, 2 - 28008 Madrid - Tel 915 590 939


O primeiro comentário desse post será o seu!

Postar um comentário

_+_+_+_+_