quarta-feira, 5 de junho de 2013

Gostosuras de Portugal e Espanha

Oi gente! Tudo bem com vocês?

Por aqui tudo ótimo. Apesar do sumiço, não tenho desculpas que justifiquem essa ausência. Ou melhor, tenho desculpas apenas para as duas últimas semanas... já, já explico. Pra ter ideia o último post é da receita da sobremesa da Páscoa. Tá muito parado esse blog!! Vou agitar nas próximas semanas, afinal, foto de comida gostosa e bonita não me faltam!

Voltei segunda-feira de férias. Fomos pra Portugal e Espanha... conheci cada lugar lindo! Iniciamos a viagem por Portugal. Chegamos em Lisboa e tocamos direto para região de Évora (conhecida como região do Alentejo), depois seguimos para Sagres (uma beleza à parte, que fica ao sul de Portugal!), e, em seguida, fomos para Espanha. Começamos por Granada, depois Madri e Toledo. Voltamos pra Lisboa e fechamos o roteiro. Fizemos tudo de carro. Parando de cidade em cidade. Não ficou tão cansativo porque as maiores distâncias eram intercaladas com paradas mais demoradas também. Então ficou ótimo!

Mas como esse é um blog de comida, e não de turismo, queria trazer pra vocês algumas fotos de pratos que provei. Vendo as fotos da viagem, percebo o quanto gosto de fotografar comida! Rsrsr! Fotos nossas, ou das paisagens ficam sempre em segundo plano... Então, vamos a elas!

No café da manhã, comemos:

Bolo de nozes super aromatizado e o famoso "Pão de Deus", que é uma pão de massa doce com cobertura de coco. Muito bom!

 O melhor gaufres de todos os tempos. Eu acho que esse era frito e a massa, parecia ser de churros. Comi em Granada, onde o churros é a tradição. Foi um dos melhores cafés... inesperado e perfeito!

 Cafés não faltaram. O café de lá é muito saboroso. Quase todos que eu provei (no hotel, na rua, nos restaurantes...) eram muito bons! Esse não foi de café da manhã, mas vale pra retratar que eles não faltaram na nossa dieta de férias e deixaram a gente bem acordados para o dia!

Bolinhos mil! Esse era de baunilha. Simples, e delicioso! A padaria portuguesa é divina! Está pau a pau com a francesa, com seus croissants e outras gostosuras. Tem muita coisa boa mesmo!


No almoço e no jantar, comemos:

 Polvo super temperado, meio "provençal", que veio como entrada em um restaurante super simples e gostoso, de Évora. 

 Polvo assado no vinho tinto. Prato do Markus, muito, muito bom!

 Nesse mesmo restaurante (que fica na vinícula Herdade do Esporão), eu escolhi o porco preto assado com batatas. A carne simplesmente desmanchava, de tão macia. Comi até!!!!!

 Pratos típicos de Granada. Não me lembro bem dos nomes, mas o de tras é feijão verde com presunto, muito bom e o da frente são embutidos com batata. Raspamos a travessa com pão :)

 Já em Madri, cogumelos gratinados, pra comer com pão. Um vinho e nada mais!



Azeitonas, azeitonas e mais azeitonas! Petiscos provados no "Mercado San Miguel", que é tipo um mercado público com vários "barzinhos" com comidas e bebidas, em Madri. 

 Não poderia faltar, paella!


De volta à Portugal... um dos vários bacalhaus que provamos. Esse, assado com batatas, e com muuuito azeite!

Nos lanches entre as refeições, comemos:

 Presunto cru...

 Mais tortinhas...

 Churros com chocolate...

 Sorvete... (A marca é Santini. Muito, muito bom. Vale a pena provar!) Sabores da foto: morango e amendoim. Os sabores de ovos com pinole e o de avelã também são muito bons!

O famoso: pastel de belém. Como falei: a confeitaria de Portugal é tão boa, que nem achei esse pastel grandes coisas. É bom, mas tem doce muito melhor, na minha opinião. Mas vale provar!

Pra fechar, de sobremesa, comemos:

 Umas dos melhores doces, claro, portugues: doce de requeijão, com ovos e amêndoas. A foto não faz jus, mas  o sabor e a textura são perfeitos! Até pedimos a receita pro dono :)

 Mais uma das muitas tortas de amêndoa. Mas essa foi especial. Tinha consistência quase de creme...

Bolinho de requeijão com sorbet de laranja. Uma das primeiras a serem provadas... dando pistas de que muita coisa boa estaria por vir!


Vou ali na academia correr um pouquinho e já volto, tá? ;)

Volto logo com mais post das comidas da viagem... um em especial, de um restaurante de Madri.

Beijos,
Heide 



O primeiro comentário desse post será o seu!

Postar um comentário

_+_+_+_+_