terça-feira, 20 de agosto de 2013

Minha primeira meia maratona... e uma receita de couscous

Esse é um blog de receitas, como vocês bem sabem. Mas sempre gosto de rechear o texto da receita com algum contexto do meu dia a dia que, de alguma forma, esteve relacionado ao prato.

Hoje vou fazer um pouco diferente. Queria contar pra vocês, e deixar aqui registrado, uma conquista pra mim muito valiosa, mas que nada tem a ver com o prato que vou postar hoje. A receita, na verdade, foi um pretexto para eu falar sobre minha primeira meia maratona! :) Espero que primeira de muitas!

Comecei a correr em provas de rua no ano passado. Comecei devagar... 5 km, passei pra 10 km no fim do ano, e no reveillon coloquei como meta pessoal correr alguma prova de 21km. Comecei o ano meio devagar, mas aos poucos fui relembrando dessa minha promessa e comecei os treinos. Pedi para o próprio professor da academia onde malho preparar uma planilha de treinos. Três vezes por semana corrida, e três vezes musculação. Confesso que não devo ter seguido totalmente à risca nenhuma semana, mas juro que tentei. Nas últimas semanas estava levando bem a sério, correndo 16km no fim de semana. E assim foi indo... até o último fim de semana.

A prova escolhida foi a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, que, dizem os entendidos, é uma das mais belas provas do mundo. O visual é realmente fantástico, passando pela orla das praias mais conhecidas da cidade, além de ser uma prova relativamente plana, o que me ajudaria na estreia. 

O clima do dia não tinha como ter sido melhor. Estava preocupada que pudesse dar um dia muito quente, afinal, estávamos no RJ. Mas não... o dia amanheceu bem nublado, e até caiu uma chuvarada antes da largada. Por sorte consegui fugir da chuva e sair com os pés e meias sequinhas, ao contrário de quem já estava a postos na linha de largada, que acabou se encharcando.

Às 09h18min (pelo que eu me lembro) consegui largar e comecei os longos 21km. Deu tudo certo, e consegui chegar ao final em um tempo bem razoável, para a minha primeira prova. Cheguei quebrada, com tornozelo e joelhos doendo. Mas hoje já estou zero, pronta pra próxima!

Enfim, foi uma grande conquista e queria compartilhar com vocês!! E aí, quem de vocês também se arrisca em corrida de rua? Eu recomendo!

A receita? Então... é um simples couscous que fiz num fim de semana desses, servido com carne moída. Aprendi no Bistro D'Acampora, restaurante em Florianópolis onde fiz estágio em 2005. É super rápido, saudável e gostoso. Pra quem quer substituir o arroz, e está enjoado de macarrão e batata, aqui está a dica!



Couscous Marroquino
Ingredientes
1 xícara de couscous marroquino
2 xícaras de caldo de frango (receita aqui: receita de caldo de frango)
Cenoura e casca de abobrinha finamente picadas
Sal
Pimenta branca moída
Azeite de oliva

Como fazer
1. Coloque o couscous em um recipiente e reserve.
2. Esquente o caldo de frango e coloque por cima do couscous. Ele irá hidratar com o caldo, absorvendo todo o líquido (cerca de 20 minutos).
3. Corte a cenoura em fatias bem finas, no sentido longitudinal. Em seguida, corte em fatias e depois em mini quadradinhos. Essa é a parte que dá mais trabalho. Mas o resultado compensa. Fica colorido e bem bonito.
4. Descasque a abobrinha e aproveite apenas a parte verde da casca. Pique da mesma forma que você picou a cenoura.
5. Acrescente os legumes ao couscous hidratado, tempere com sal e pimenta e um pouco de azeite de oliva. 
6. Para servir, você pode usar um disco de metal, forminhas de empada ou de petit gateau, ou servir como se fosse arroz mesmo.

Dica: se, na hora de servir, o couscous já estiver meio frio, esquente por alguns segundos no microondas, e sirva em seguida.

Servi com carne moída que o Markus fez, que por sinal estava uma delícia e roubou a cena do almoço!

Boa quarta-feira a todos!
Beijos,
Heide

O primeiro comentário desse post será o seu!

Postar um comentário

_+_+_+_+_