segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Sorvete de Speculoos (biscoito de especiarias)



Segundo o wikipédia - Speculoos é um tipo de bolacha natalícia tradicional na gastronomia belga e holandesa e em parte da Alemanha.

A massa das speculaas cresce muito pouco, porque só contém um pouco de levedura química, pelo que têm uma estrutura compacta. Fazem-se estas bolachas juntando manteiga com uma combinação típica de especiarias e açúcar mascavado, e juntando depois à mistura a farinha e a levedura química. É importante, na feitura da massa, que a temperatura da mesma não se eleve demasiado depressa. Geralmente deixa-se repousar uma noite em ambiente frio para que o sabor das especiarias impregne toda a massa. Depois dá-se-lhes a forma desejada com moldes tradicionais e coze no forno.

As especiarias que se usam para fazer as speculaas são a principal característica distintiva destas bolachas. Trata-se de uma mistura de canela (8 partes), noz moscada (2), cravinho (2), gengibre em pó (1), cardamomo (1) e pimenta branca (1).

Depois de comer o biscoito dá pra atestar que a canela é o condimento que predomina na receita. Hoje, não trago, ainda, a receita desse biscoito delicioso, rico em sabores e, além de tudo, lindo! O Speculoos tradicional é feito em uma forma muito charmosa, cheinha de detalhes. Na foto dá pra ver um pouco. O Markus trouxe esse biscoito de Blumenau pra mim... lá, por incrível que pareça (por ser uma cidade pequena), encontro alguns ingredientes e produtos com mais facilidade do que encontro aqui. Nata, pão integral gostoso que venda no mercado, enfeites de Natal... heheh! Coisas assim, super essenciais ;)

Uma parte dos Speculoos virou sorvete, a outra rendeu e ainda vai render bons lanches da tarde!





Sorvete de Speculoos

Ingredientes
250 ml de leite
500 ml de creme de leite fresco
150 g de açúcar
6 gemas
Essência de baunilha
200 g de speculoos
Pitada de sal

Como fazer:
1. Em uma panela, misture o leite, o açúcar, a pitada de sal e 250 ml do creme de leite. Leve ao fogo médio por aproximadamente 5 minutos, ou até que comecem a formar bolhas nos lados da panela. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco.

2. Enquanto a mistura descansa, bata na batedeira as gemas, até ficar branquinho. OBS: passe as gemas pela peneira antes de bater, para tirar a "pelinha" que as envolvem. Gradualmente, adicione metade da mistura de leite (que deve estar apenas morna) às gemas batidas. Misture bem até que fique homogêneo.

3. Devolva a mistura à panela, com o restante do leite e misture bem. Ligue o fogo (fogo médio) e com a ajuda de uma colher de pau, mexa a mistura constantemente. Não deixe a mistura ferver. Quando o creme fizer um rastro nas costas da colher, indica que está pronto.

4. Retire do fogo e passe por uma peneira bem fina. Acrescente nesse momento o restante do creme de leite e misture bem.

5. Pegue uma bacia grande com água e pedras de gelo. Coloque o pote com o creme dentro dessa bacia com água gelada, para agilizar o resfriamento do creme. Quando já estiver a temperatura ambiente, tampe o recipiente e leve à geladeira por, pelo menos, 3 horas (no máximo 24 horas).

6. Um pouco antes de começar a bater a massa na sorveteira, pegue os biscoitos e passe pelo processador ou liquidificador. Os biscoitos deverão ficar tipo uma farofa bem fina. Reserve.

7. Coloque a massa na sorveteira com 150 g dos biscoitos triturados. Reserve os outros 50 g. Termine o ciclo da sorveteira conforme as instruções do fabricante.

8. No pote onde você irá guardar o sorvete, faça camadas, intercalando a massa com o restante dos biscoitos triturados. Termine com biscoito e coloque o sorvete no freezer por pelo menos 8 hora antes de servir. Ele se conserva fresco por até 5 dias.


O primeiro comentário desse post será o seu!

Postar um comentário

_+_+_+_+_