segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Cheesecake Mesclado de Morango

Há tempos estava com vontade de preparar biscottis, receita que me faz lembrar muito um bolo torrado. A maioria das receitas que eu via usava amêndoas, então comprei um tanto razoável que me permitisse prepará-los e mais um tanto extra, pra eu inventar alguma outra coisa.
Aí que num desses dias resolvi testar uma receita de cookies com amêndoas. E escolhi essa aqui, da Martha Stewart: Wholemeal Almond Biscuits. Pareceu-me um biscoito perfeito para um café da tarde, para oferecer pras visitas do Tony, ou mesmo para comer como sobremesa, com um cafezinho. Fiz uma única alteração na receita: não tinha trigo integral, aí coloquei aveia em flocos finos. Não sei se foi essa troca, só sei que não dei jeito de fazer o bendito rolo com a massa. Ficou muito quebradiça, sem liga. Não consegui ponto para cortar em rodelas, como a receita pedia. Aí resolvi usar a massa para fazer uma cheesecake, para quando minha mãe estivesse aqui em Brasilia. Congelei cerca de 3/4 da massa, e os outros 1/4 usei fazendo biscoitos em forminhas de corte. Fui colocando um pouco de massa dentro de cada forminha e apertando com os dedos. Trabalheira danada, eu sei, mas queria sentir o gosto da massa assada, já que crua já era uma delícia (quase amêndoa pura!!!).

Depois de completar uma forma, forno! Aí fui atender o Tony, ver uma coisa aqui outra ali, e.... pimba!!! Queimou o biscoito, acreditam? A forma toda! Enfim, joguei tudo fora e fiquei esperando o dia de preparar a cheesecake pra provar a bendita massa. Escolhi uma receita que parecia deliciosa, do também delicioso "A Cozinha Coletiva". A escolhida foi essa: Cheesecake Mesclado de Framboesa

As fotos do Richie ficaram lindas, dá uma olhadinha no link acima! E, às vezes, basta uma foto bem tirada de um prato para eu ter vontade de testar a receita. Aí testei! Troquei a framboesa por morango e a massa pelo biscoito de amêndoas. Deu muito certo, só que da próxima vez vou caprichar mais na cobertura. Fiz como o Richie sugeriu no post dele: o restante do coulis, que não coloquei por cima da massa antes de assar, servi à parte. Mas acho que teria ficado mais bonita com mais cobertura!

A receita e o modo de preparo copiei do Richie, ok? Tá bem explicadinho!!!


"Cheesecake Mesclado de Framboesa
[receita levemente adaptada daqui, rende um cheesecake de 23cm de diâmetro]
Ingredientes da base:
1 xícara de biscoitos tipo 'Maria' triturados [meça depois de triturar];
2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida.
 
Ingredientes do coulis de framboesas:
200g de framboesas [ou mirtilos, ou morangos, ou manga, ou amoras];
2 colheres de sopa de açúcar.
 
Ingredientes do creme de queijo:
750g de cream cheese de boa qualidade em temperatura ambiente;
1 e 1/2 xícaras de açúcar refinado;
Raspas de 1 limão [a receita não pede, mas eu acho fundamental];
1 pitada de sal;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
1 colher de sopa de farinha de trigo [ajuda a não rachar];
1 colher de sopa de suco de limão [também acho necessário];
4 ovos, em temperatura ambiente;
Água fervente para o banho-maria.
 
Prepare a base:
Preaqueça o forno a 180 graus;
Envolva uma fôrma de 23cm de diâmetro de fundo falso em 2 folhas de papel alumínio, cobrindo fundo e laterais pelo lado de fora - assim não tem perigo da água do banho-maria entrar na fôrma pela fundo removível. Reserve.
Misture os biscoitos triturados fininho com a manteiga, até formar uma farofinha úmida.
Usando as costas de uma colher, pressione essa mistura sobre o fundo da fôrma preparada, formando a base do cheesecake. Leve ao forno por 10 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar.
Abaixe o forno para 160 graus.
Prepare o coulis de framboesa:
No liquidificador, bata as frutas com o açúcar por 30 segundos. Passe por uma peneira fina, para retirar as sementinhas, e reserve.
 
Prepare o creme de queijo:
Misture as raspas de limão com o açúcar, apertando com as pontas dos dedos para o sabor se espalhar pelo açúcar. Reserve.
Bata o cream cheese na batedeira, em velocidade média e usando o garfo tipo 'raquete', por 3 minutos, até ficar bem macio. Diminua a velocidade da batedeira e adicione o açúcar, batendo até incorporar. Adicione a baunilha, a farinha e o suco de limão e bata para incorporar.
Em velocidade médio-baixa, adicione os ovos, um por vez, batendo por 32 vezes [conte as voltas da batedeira planetária ou os segundos, se sua batedeira não for planetária] antes de adicionar o próximo ovo, lembrando de raspar as laterais da tigela com uma espátula.
Cubra a base pronta com o creme de queijo.
 
Mesclando o cheesecake:
Usando uma colher, distribua gotas grandes do coulis de framboesa, formando pequenos círculos sobre toda a superfície do creme de queijo [provavelmente vai sobrar coulis, que você pode guardar na geladeira para servir com o cheesecake]. Use um palito para mesclar o coulis com o creme, fazendo movimentos circulares.
Coloque a fôrma dentro de uma assadeira funda. Leve para a gradinha do forno e só então adicione a água fervente à assadeira, o suficiente para chegar a metade da altura da fôrma de cheesecake. Feche o forno e asse por cerca de 65 minutos [ o meu demorou 75 minutos], até que as laterais estejam firmes mas o centro ainda 'trêmulo' [balance devagar a fôrma para descobrir se está no ponto].
Transfira o cheesecake para uma gradinha e deixe esfriar completamente. Depois leve à geladeira por 6 horas, ou de um dia para o outro.
No momento de servir, passe uma faquinha sem serra entre a fôrma e o cheesecake, para desgrudar o creme, e desenforme. Sirva com o coulis restante."







O primeiro comentário desse post será o seu!

Postar um comentário

_+_+_+_+_