segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

E 2016 começa com novidades e bolo 'Toalha Felpuda'

E cá estou eu, de novo, escrevendo que irei postar mais receitas. Vou tentar, juro que vou! O sumiço foi grande em 2015, mas tenho vários motivos que o justificam, que acabei nem contando por aqui.

Ano passado decidi estudar pra um concurso. Todos sabem que aqui em Brasília oportunidades pra quem quer, gosta (aí já forcei, né?) e pode estudar não faltam. Então, como tínhamos planos de engravidar mais pro fim do ano, pensei que seria uma boa oportunidade trabalhar em outro órgão, que pudesse me dar mais flexibilidade de horário quando fosse a hora de cuidar do nosso, até então, sonhado filhote. E foi aí que tudo aconteceu mais rápido do que imaginávamos. Engravidei logo no começo do ano, e passei 2015 estudando, de barrigão. Não foi o jeito mais favorável e confortável para estudar, dado que o concurso que escolhi seria difícil, muito difícil, com edital tendo mil e uma matérias e quase tudo novo pra mim. Mal sabia eu a bucha na qual estava me metendo, pois foi um dos mais difíceis dos últimos anos. Pra resumir a história, eu estudei bastante, chorei outras tantas vezes por achar que não daria conta, fui lá, fiz a prova e... não passei. Foi por muito pouco, mas não foi dessa vez. 
Passado o estresse da prova, pude curtir mais minha gravidez, que foi tão tão tranquila! O pequeno Tony foi querido desde sempre, mesmo sendo obrigado a ouvir, ainda na minha barriga, tantas e tantas aulas de direitos, economia, auditoria. Resolveu demorar um pouquinho pra nascer (nasceu com 41 sem e 4 dias), talvez pensando que teria que ouvir tudo isso de novo aqui fora, não sei :p

Nasceu nosso pequeno. Dia 17/12/15, às 00h32, no dia em que o whatsapp resolveu não funcionar, chegava ao mundo meu primeiro (será que haverá segundo??? :) filho. A mãe aqui comeu bem durante a gestação, e o pequeno nasceu grande - 4.190kg e 54 cm, e lindo, e saudável, e tranquilo. 
Ainda só mama, mas sente todos os cheiros gostosos que, de vez em quando, ainda saem da cozinha. Hoje foi um bolo gostoso, pra receber visita. Aí ele já fica todo esperto, ligado... acho que vai ser bom de garfo igual a mãe. Ahhh, quando o pequeno começar a comer, aí sim essa cozinha vai saber o que é produção!

A receita já tinha postado AQUI, mas não tinha feito completinha, com cobertura. Dessa vez está 100%!
      

Toalha felpuda (dessa vez, com a cobertura)

Massa


  • 5 ovos
  • 3 xícaras de açúcar refinado
  • 200 g de manteiga sem sal (usar em temperatura ambiente)
  • 1 vidro de leite de coco (200 ml)
  • 1 vidro de leite (200 ml)
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher sopa de fermento em pó
 
Como fazer:
1. Bata os ovos com o açúcar até ficar bem espumoso e mais claro;
2. Acrescente a manteiga e bata novamente;
3. Aos poucos, vá acrescentando o leite de coco, e depois o leite;
4. Em seguida, adicione às colheradas, o trigo. Nessa hora, diminua a velocidade da batedeira. Caso contrário, você terá farinha de trigo por toda parte da sua cozinha;
5. Por último, adicione o fermento em pó. Mexa bem e coloque em forma untada com manteiga.
6. Leve para assar em forno pré aquecido a 200ºC por 35 minutos. O bolo deve ficar dourado por cima e, ao espetar um palito de dente na massa,ele deve sair limpo, sem massa grudada.

Cobertura
  • 100 g de coco ralado
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de água
Como fazer:
1. Leve os ingredientes ao fogo e deixe ferver por 10 minutos.
2. Desligue e, ainda quente, coloque por cima do bolo já assado. Faça furos com um palito de dente no bolo para que a calda entre na massa e deixe-a bem úmida. Essa é a graça dessa cobertura. Não deixe de fazer, pois faz total diferença!


A "torre de pratos" foi presente de Natal do meu querido irmão Petinha!

O primeiro comentário desse post será o seu!

Postar um comentário

_+_+_+_+_