domingo, 30 de janeiro de 2011

2011 começou assim!

Desde que comecei a namorar o Markus... lá se vão mais de 6 anos, sempre passei o reveillon na casa da família dele. Mas, nos dois últimos anos (desde que nos mudamos pra Brasília), temos passado a virada de ano aqui mesmo. De 2009 para 2010 passamos a virada com o primo do Markus e com a esposa dele, que já moram em Brasília há alguns anos. Minha mãe e minha tia vieram pra cá tb. Mas, nesse ano, ficamos só nós dois! Foi uma delícia! Fizemos uma jantinha bem gostosa e brindamos mais um ano juntinhos!

Queria fazer um prato diferente, mas que não desse muito trabalho. Procurando nos meus blogs preferidos, achei o prato principal e a sobremesa! Hoje vou postar o prato principal!
O prato chama Aligot. É uma receita francesa, mas já tem adapatações pros ingredientes brasileiros. Segui a receita quase a risca, pq não achei batata rosa...usei a inglesa mesmo, e deu muito certo!




Rendimento: 4 porções

Ingredientes para o Aligot:
500 gr de batata rosa, asterix ou rosenthal (Usei a inglesa)
Sal
1 1/2 colheres (sopa) de manteiga com sal
100 ml de creme de leite fresco
25ml de leite
250g de queijo Minas padrão meia-cura ralado
250g de queijo Gruyère ralado

Modo de fazer:
Lave bem as batatas e coloque para cozinhar em água salgada. Depois de cozidas, descasque todas as batatas e passe-as pela peneira ainda bem quentes. Pegue as batatas peneiradas e passe novamente pela peneira.

Coloque as batatas peneiradas duas vezes em uma panela com a manteiga, creme de leite fresco e leite. Não misture e ligue o fogo mínimo. Aqueça nos primeiros minutos sem misturar. Quando o leite e creme de leite estiverem bem morninhos, comece a misturar vigorosamente. Sem parar de mexer, faça um purê grosso e cremoso, sem deixar muito tempo no fogo para não perder o ponto.

Coloque a panela sobre uma bacia com água gelada (sem deixar a água entrar em contato com o purê) para resfriar imediatamente o purê. Leve à geladeira SEM COBRIR para que a água da evaporação não pingue, o que acabaria azedando o purê. Deixe por no mínimo 2 horas na geladeira.

Depois de fria, leve a mistura novamente ao fogo mínimo (se necessário, adicione um pouco mais de creme de leite), acrescentando porções de queijo e misturando bem para derretê-los antes de acrescentar a próxima porção. Repita o processo até acabar o queijo e formar uma mistura muito cremosa e elástica, não deixe muito tempo no fogo para não perder o ponto. Sirva imediatamente sozinho ou acompanhado de uma carne com molho bem gostoso!

Dicas da Talita: Aligot, geralmente é servido como transição de um prato para o outro, da refeição principal para a sobremesa. Porém, é tão gostoso, que é perfeito para servir com um bom pedaço de carne.
O grande segredo do aligot são seus ingredientes bem selecionados e paciência. Parece um prato muito simples, porém é extremamente importante prestar atenção em cada detalhe do preparo.
Se o fogo for alto demais, a gordura dos queijos, manteiga e creme de leite, desacomodam-se, estragando o aligot.

OBS: Servi o aligot com pernil de porco ensopado, afinal, era ano novo!

O primeiro comentário desse post será o seu!

Postar um comentário

_+_+_+_+_