Coisa boa é cheiro de pão feito em casa.
O corredor aqui do prédio ficou empregnado de cheirinho de casa de vó... minhas avós costumavam fazer pão caseiro sempre. E sempre nos davam. Se não era de uma vó, era de outra. Ô lembrança boa!
Resolvi relembrar meus dotes de padeira e botar a mão na massa. Sempre gostei de fazer massa de pão. Mas, de uns tempos pra cá, perdi o costume de preparar receitas com massa fermentada. Tinha esquecido como é gostoso comer pão fresquinho!
Receita de pão, para mim, sempre foi feita de olho. Mas, pensando em vocês, anotei tudinho dessa vez.
Pão de aipim
Ingredientes
10 g de fermento seco
2 colheres sopa de açúcar
3 colheres sopa de trigo
200 ml de leite morno
400 g de aipim (pesei cru, mas o aipim vai na massa cozido e processado. Fica tipo um purê)
2 ovos
30 g de manteiga sem sal
+ 700 g de farinha de trigo
Sal
Como fazer
1. Cozinhe o aipim. Quando estiver bem molinho, passe pelo processador ou pelo espremedor de batata, adicione a manteiga e reserve.
2. Em uma tigela, misture o açúcar, o fermento, as 3 colheres de trigo e o leite morno. Deixe descansar por 15 minutos, até formar uma esponja. Dessa maneira, você terá certeza que o fermento está bom.
3. Misture o aipim, já morno, com a mistura de fermento. Mexa bem e acrescente os ovos. Coloque sal a gosto.
4. Aos poucos, vá adicionando a farinha de trigo. Aqui é o ponto crucial da receita. Eu medi 700 g pois foi o que eu usei dessa vez. Mas isso varia muito com o clima, tamanho do ovo, umidade da farinha, etc. O ponto correto da massa é quando ela ainda gruda um pouco nas mãos, porém, ao polvilhar farinha na massa, você consegue trabalhar com ela, fazer uma bola, sem que grude nas mãos. Por dentro ela ainda fica um pouco pegajosa.
5. Faça uma bola com a massa e reserve. Cubra com um pano úmido e deixe crescer até dobrar de volume.
6. Separe porções de massa e utilize a forma que você tiver disponível.
7. Coloque a massa até atingir metade da altura da forma. Deixe crescer até dobrar de volume novamente e leve para assar, em forno pré aquecido, por 30 minutos.
8. O tempo vai depender do tamanho da forma, altura do pão e tipo de forno. Observe a casquinha, que deverá estar dourada. Eu usei uma forma de pão, retangular e fiz vários mini pães redondos. A receita rendeu um pão de forma e 12 pãezinhos de 50 g cada.
Comemos esse pão no café da manhã, no almoço e no jantar! Acho que ficou bom mesmo!!!
Beijos,
Heide
O primeiro comentário desse post será o seu!
Postar um comentário