sábado, 25 de agosto de 2012

Torta de limão

Só assim pra eu voltar a cozinhar mesmo... Markus indo viajar e, pra fazer um agrado na volta, preparei a sobremesa preferida dele.
É assim mesmo. Admiro as pessoas que tem blogs de culinária e que o alimentam quase diariamente. Digo que não é facil, viu? Postar receitas com uma frequencia razoável e trabalhar fora o dia interiro é punk!! Parabéns pra quem consegue :)



Essa é a sobremesa preferido do Markus. Uma das, na verdade... Segundo ele, eu nunca tinha feito. Pelas minhas contas, já tinha preparado uma vez sim, quando a gente ainda namorava. Bom, se fiz, foi há um bom tempo. Tanto é que nem tinha receita guardada, nem na memória, nem no caderninho. Catei receitas na net, mudei uma coisinha aqui, outra ali e pronto. Torta de limão prontinha pro mon amour!




Torta de limão

Massa
300 g de bolacha maisena triturada
200 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

Recheio
2 latas de leite condensado
suco de 7 limões

Cobertura
6 claras
15 colheres sopa açúcar

Como fazer:
1. Triture as bolachas no liquidificador. Passe na peneira, para ficar bem fininho.
2. Misture a manteiga às bolachas trituradas até formar uma farofa, com consistência de paçoca. Espalhe com os dedos em uma forma de 26 cm, fundo e laterais.
3. Leve para assar em forno pré aquecido a 180ºC, por 15 minutos. Retire do forno e reserve.
4. Misture o suco de limão coado com o leite condensado. O creme engrossa na mesma hora. Reserve Dica: não coloque todo o suco de uma vez. Vá colocando e provando. Se achar muito azedo, não coloque todo o suco.
5. Leve as claras e o açúcar ao fogo baixo. Esse dica peguei com um culinarista chamado Álvaro Rodrigues, que dava receitas na TV quando eu era adolescente. Aprendi a fazer suspiros assim, e achei que poderia valer para esse merengue também.
6. Deixe esquentar, em fogo baixo, por cerca de 2-3 minutos. A clara vai ficar mais lisa e o açúcar vai perder um pouco a consistência granulosa. É coisa rápida, viu? Cuidado para não deixar a clara cozinhar.
7. Leve essa mistura à batedeira. Bata até formar picos firmes.

Montagem da torta:
1. Espalhe o recheio por cima da massa (que deverá estar fria)
2. Vá colando colheradas do merengue por cima do recheio. Tente fazer com que o merengue fique bem irregular, com "pontas". Assim fica mais bonito :)
3. Dica: Coloque o merengue bem nas laterais, por cima da massa. Se colocar só em cima do recheio, masi no meio, o merengue fica "solto". Se colocar em cima das laterias da massa isso não acontece!
3. Leve a torta ao forno, a 200ºC, por mais 15 minutos. Só para dourar o merengue. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira. O gostoso é comer bem gelada.

O primeiro comentário desse post será o seu!

Postar um comentário

_+_+_+_+_