domingo, 20 de janeiro de 2013

Lasanha de frango


O ano começar doce tudo bem, mas continuar assim pra sempre enjoa :)

Por isso hoje trago uma receita salgada, mas não menos gostosa. Essa lasanha foi nosso almoço da semana passada. Estava querendo preparar há um tempo, e só tomei coragem domingo passado.

Por que demorei tanto? Tão fácil de fazer e com gostinho de almoço de casa de vó... ah, vale muito a pena preparar! E não dá muita sujeira não. Enquanto a lasanha assa dá pra dividir as tarefas com quem for comer: um fica de ajeitar a bagunça da pia, o outro de arrumar a mesa bonita e tudo fica pronto na hora certa!

Lasanha de frango

Ingredientes:
500 g de massa de lasanha (comprei aquelas refriadas, prontas, que não precisam de cozimento)
300 g de queijo muçarela
6 bolinhas de muçarela de búfala
1 peito de frango cozido e desfiado
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
3 tomates picados
2 colhers sopa de óleo
Temperos a gosto: orégano, tomilho, manjericão, mostarda, pimenta, molho shoyu, louro...

Como fazer:
1. Cozinhe o frango em água. Para dar um gostinho, coloque nesse água talos de salsão e de alho poró. Pode acrescentar cebolas e folhas de louro também.
2. Depois de cozido (cerca de 40 minutos), retire o frango e reserve a água (vai ser usada no refogado). Desfie a carne e reserve.
3. Em uma panela, refogue a cebola com o óleo, até ficar transparente. Acrescente orégano e misture mais um pouco.
4. Em seguida, adicione o alho, refogue mais um minutos e coloque o frango desfiado.
5. Coloque os tomates picados e deixe cozinhar até desmanchar. Adicione os temperos a gosto. Se ficar muito seco, coloque um pouco da água do cozimento do frango. Cozinhe por 30 minutos, para que o gosto de todos os temperos seja absorvido pela carne do frango.
6. Esse refogado deve ficar bem cremoso, pois esse é o molho que vai ajudar a cozinhar a massa da lasanha.
7. Quando o frango estava quase pronto, eu adicionei 1 colher sopa de requeijão e 100 ml de creme de leite fresco. São opcionais. Só coloquei porque estava dando mole na geladeira.
8. Se o refogado ficar mais "líquido" do que cremoso, adicione um pouco de farinha de trigo, por cima do frango, e misture rapidamente. Isso ajudará a engorssar um pouco o caldinho. Só depois de engrossar, desligue o fogo.



Montando a lasanha

Aqui é só ir intercalando massa, queijo e recheio de frango. Sugiro começar com o molho (para que a massa não grude na travessa) e terminar com o queijo muçarela (para que fique bem douradinho por cima). O número de camadas vai depender do tamanho da sua travessa. Usei uma de tamanho 25x15 e sobrou massa no pacote e recheio (congelei os dois)

OBS: a muçarela de búfala é opcional. Só coloquei porque, por acaso, tinha na geladeira. Se você tiver outros queijos, pode usar! Seu gosto e paladar é que mandam!

Leve para assar por cerca de 40 minutos, em fogo médio. O ideal é que fique bem moreninha!

O primeiro comentário desse post será o seu!

Postar um comentário

_+_+_+_+_