domingo, 25 de agosto de 2013

Arroz com linguiça e repolho

O Markus estava vendo umas coisas do blog hoje, e viu que em 2012 publiquei apenas 1/3 do número de receitas publicadas em 2011. Em 2013, esse número está ainda mais baixo... será que tem como correr atrás pra corrigir esse atraso? Vou tentar!!

E não é por falta de receitas, porque estou com várias no meu álbum, só esperando virar post. Acontece que, depois de um tempo que eu já fiz o prato, perco a vontade de postar... ou por não lembrar dos detalhes do modo de fazer, ou por não lembrar da onde peguei a receita, ou por não ter gostado das fotos. Enfim, motivos não faltam para eu ir deixando as fotos e as receitas esquecidas. Mas sei que muitas delas podem ser úteis pra vocês, por serem gostosas, fáceis de fazer ou por levarem algum ingrediente que talvez esteja estragando aí na sua geladeira, e você não sabe como usar, certo?

A receita de hoje foi um almoço feito aqui em casa há umas 2 semanas. É especialidade do Markus, então, foi ele quem botou a mão na massa. Dessa vez eu só fiquei no papel de ajudante de cozinha.



Já vou adiantando que é um prato que faz um certa sujeira na cozinha, então, se você tiver uma coifa, ajudará, e muito! Uma das minhas melhores aquisições dos últimos tempos, rsrsr!

Arroz com linguiça e repolho (O famoso "Linguipolho")
Ingredientes (rendimento: 2 pessoas, bem servido)
1 xícara de arroz
1 cebola
2 dentes de alho
8 linguiças de pernil
1/5 de um repolho, cortado em tiras com cerca de 0,5 cm.
Sal
Salsinha
Iogurte natural
Óleo

Como fazer:
1. Prepare o arroz, como você está acostumado. O sal, a cebola e o alho descritos na lista são ingredientes do arroz, ok?
2. Enquanto o arroz cozinha, pegue as linguicinhas, e tire toda a carne da pele que as envolvem. Você usará apenas a carne da linguiça. Tire toda a gordura, ou pedaços de gordura aparentes, e reserve.
3. Em uma panela alta, coloque 3 colheres de sopa de óleo e a carne das linguicinhas, e frite muito bem. A carne ficará bem sequinha, com "cara" boa pra comer. Esse processo é o mais demorado, e leva cerca de 30 minutos.
4. Enquanto a carne frita, pique o repolho. Mas cuidado com a carne, pois ela pode grudar na panela. Fique sempre de olho, mexendo para não queimar e não grudar muito.
5. Quando a carne da linguiça estiver bem fritinha, coloque o arroz cozido nessa panela e misture muito bem. Em seguida, acrescente o repolho. Misture bem para que todos os ingredientes fiquem bem distribuídos.
6. Por último, adicione salsinha picada.
7. Caso o arroz fique muito gorduroso (se você usar linguiça toscana, você perceberá um arroz mais brilhante, por conta da gordura da linguiça), você pode servir com farinha - dica do Markus, mas eu não sou muito fã dessa combinação :)
8. Como esse arroz ficou pouco gorduroso, servi com coalhada fresca, ou iogurte natural. Parece estranho, não? Mas prove e comprove! Fica uma delícia! Outra dica boa também é servir com umas gostas de limão.

Bom início de semana a todos!!

Beijos,
Heide 

7 comentários:

  1. Hoje eu estava louca para fazer arroz com lingüiça e repolho, mas meu marido me convenceu a fazer risoto de shimeji! Achei engraçado vc postar justo o que eu estava com desejo de comer, pois quando estava finalizando o risoto me lembrei de vc!!!
    Poste mais, poste sempre... Vc inspira a minha cozinha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sério Thati!? Que coincidência!!
    Hum... um risoto de shimeji não está nada mal para uma segunda feira, hein? Mas uma comidinha simples como esse arroz também teu seu valor. Faça outro dia, que não vais te arrepender!
    Obrigada pelo carinho!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  3. Não resisti!!! Foi meu almoço de Terça. Delicioso!!! Essa semana a cozinha está a todo vapor, vou tirar ferias em setembro então tenho que aproveitar! Agora mesmo tem um bolo mármore saindo do forno.
    Beijos e parabéns pela maratona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, bolo saindo do forno às 08h38? Sou tua fã, heheh!!!
      Beijos,
      Heide

      Excluir
  4. Nossa... agora sim eu achei engraçado... tinha um repolho aqui em casa, e eu pensei: "O que será que vou fazer com esse repolho??" "Ah, acho que vou fazer um arroz com calabresa (não tinha linguiça!) e repolho", abri o facebook estava a fotinho do seu prato lá, agora abri de novo, e sua amiga aqui em cima também pensou a mesma coisa! Será saudade da terrinha? hahah
    Ah, misturei o iogurte no arroz, depois de pronto, nunca tinha feito isso, mas ficou muito bom!

    Olha só, tenho uma paçoca de pinhão aqui em casa, congelada mas original (minha mãe trouxe quando veio de Lages!), se quiser me visitar, dá pra matar um pouquinho a saudade!!

    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse prato tá criando muitas coincidências mesmo, heheh! E olha que é algo muito difícil de a gente preparar! Pode ser saudade mesmo... várias comidinhas a gente não encontra aqui mesmo, né? O que mais sinto falta são as padarias, com os doces e quitutes deliciosos de Blumenau.

      Sabe que nunca comi paçoca de pinhão? Pelo menos não que eu me lembre, hehe! Convite tentador esse, hein? E aí, já tá adaptada à Brasília?

      Beijos Cris!

      Heide

      Excluir
  5. In terms of market development, South America is predicted to rise significantly in the course of the forecast interval. Countries similar to Colombia and Argentina are 점보카지노 specializing in regulating the gambling industry, which is driving investments in online gambling. Colombia has been an early adopter of internet-based gambling laws and is predicted to dominate the regional market share. Sports betting is predicted to dominate the market in the course of the forecast interval. The growing demand for online gaming and betting practices are doubtless to|prone to} drive the demand for sports betting. Further, growing sponsorships in online sports betting are also expected to gasoline this segment.

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_