domingo, 11 de agosto de 2013

Brigadeiro desconstruído de leite em pó



Acho que já falei por aqui que não sei fazer brigadeiro, né?

Sei que não tem muito segredo, mas o que não acerto é o ponto de enrolar. Na verdade, não acerto o ponto: se for para uma cobertura, se for pra ser recheio de bolo ou se for pra enrolar (esse é o mais difícil), pra mim, o difícil é desligar a panela na hora certa.

Por isso, quem se aventurou a fazer brigadeiro nesse fim de semana foi o Markus. E, pra diminuir o risco de errar o ponto, coloquei em copinhos e fiz o famoso brigadeiro de colher.

Esses dias fomos em um chá de fralda e o brigadeiro branco que havia sido servido estava uma delícia. Achamos que era leite em pó na massa, mas não tínhamos certeza. Até que o dono da receita nos passou o segredo: era isso mesmo! Duas colheres de sopa de leite em pó, além dos ingredientes tradicionais de um brigadeiro branco, e o resultado é outro. Bommmmmm demais!!!

Aí que resolvemos inovar. Ideia do Markus, o criativo aqui de casa! Como o brigadeiro é bem doce, coloquei uma camada de chocolate meio amargo entre duas camadas de brigadeiro. Aí, quando se pega o brigadeiro com a colher, e se come tudo junto e misturado, parece um brigadeiro de chocolate, melhorado! Brigadeiro desconstruído porque é servido de uma forma diferente, mas no fim das contas com o mesmo gosto...

Brigadeiro em camadas: menos trabalho, tão bom e tão bonito quanto o enrolado!
 

Brigadeiro desconstruído de leite em pó
Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de leite em pó
1 colher rasa de manteiga sem sal
100 g de chocolate meio amargo (usei minhas gostas de chocolate callebaut, 50% cacau)

Como fazer:
1. Coloque o leite condensado, a manteiga e o leite em pó em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre.
2. Quando começar a ferver, continue mexendo cuidando para não grudar no fundo da panela.
3. Quando começar a desgrudar da panela, e estiver razoavelmente consistente (o ponto você deve saber melhor do que eu, heheh!) desligue e coloque em copinhos. OBS: é mais fácil colocar no copinho enquanto a massa estiver morna.
4. Coloque o brigadeiro no fundo do copo, por cima um pouco de chocolate derretido e termine com mais brigadeiro. OBS: derreti as gotas de chocolate colocando 30 segundos no microondas.
5. Por último polvilhe açúcar, granulado ou o confeito que você preferir. O eleito aqui de casa foi o com açúcar!


Bom começo de semana a todos!
Beijos,
Heide



4 comentários:

  1. Oi Heide!
    Meu marido ama brigadeiro e ama leite em pó, ele coloca em tudo, no sorvete, no bolo e até no brigadeiro... Essa combinação de diferentes texturas fez do leite em pó um acompanhamento obrigatório aqui em casa!
    Vou fazer sua receita, tenho certeza que ele vai amar!
    Dica: na casa da tia dele para uma lata de leite condensado eles colocam 1/2 lata de leite na receita do brigadeiro e todo mundo ama.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Thati!
    Tem uma receita que eu gosto muito também, que é quase puro leite em pó. Misture 1 lata de leite em pó, 1 ou 2 xícaras de açúcar (não me lembro agora...) e leite de coco até dar o ponto de enrolar. Nem precisa levar ao fogo. Acho que teu marido vai gostar dessa também ;)
    Beijos!
    Heide

    ResponderExcluir
  3. Ele ama!! Aqui chamamos de beijinho...
    Beijos e um ótimo fim de semana

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_