quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Pão de queijo mineiro (esse, com polvilho azedo)

 
 
Apesar de não ter gostado das fotos, que não fazem jus à receita, estou postando esse pão de queijo porque, se eu ficar muito exigente com fotos e outros detalhes, esse blog vai ficar muito tempo parado. Aí vou acabar esquecendo dele, e eu não quero que isso aconteça :)

Esse pão de queijo foi feito com muito carinho, para uma amiga mineira que eu adoro (a Bia!!!), que, assim como eu, veio pra Brasília "largando" família e amigos em sua cidade natal. Chegamos juntas, nos conhecemos no nosso antigo emprego, eu acabei saindo, ela ficou e hoje estamos trabalhando juntas novamente. Esse destino não é o máximo? Rsrsrsr! Trabalhar com quem gostamos e confiamos me dá um ar de renovação a cada dia que acordo... tudo se torna mais leve.

Fiz esse pão com um queijo que a Bia trouxe para mim de Minas, e que estava congelado há um tempão. "Criei vergonha na cara", usei o queijo e preparei essa receita para um delicioso café de tarde de domingo.

Vou ficar devendo a fonte da receita. Sei que peguei de algum site, que não me lembro qual. Mas aí vai!

Pão de queijo mineiro (com polvilho azedo)
Ingredientes

500 g de polvilho azedo
1 1/4 copo* de mistura de leite com água (fazer meio a meio)
1/2 copo de óleo* de óleo (usei de canola)
300 g de queijo meia cura ralado
4 ovos
1/2 colher chá de sal

Como fazer:

1. Separe o polvilho com o sal em uma travessa/bacia grande e reserve.
2. Leve a mistura do leite com água e o óleo para ferver. Assim que ferver, junte ao polvilho, para escaldá-lo.
3. Misture bem com ajuda de uma colher de pau.
4. Nesse etapa, coloquei minha batedeira pra funcionar: coloquei essa mistura de polvilho escaldado no pote da batedeira e comecei a bater, adicionando os ovos, um a um. A massa fica bem pesada, por isso, aconselho usar uma batedeira somente se ela for potente. Caso contrário, vai ter que fazer força para amassar!
5. Depois que a massa estiver bem homogênea, tire da batedeira, e, com uma colher de pau mesmo, adicione o queijo ralado, até incorporar bem.
6. Faça bolinhas do tamanho que você preferir, e leve para assar em forno pré aquecido, a 200ºC, por cerca de 20 minutos. O tempo vai depender do tamanho do pão de queijo. O ideal é assar devagar e retirá-lo assim que estiver dourado.


Beijos, beijos!
Heide



2 comentários:

  1. Que delicia! Fiquei com água na boca... Vou fazer essa receita também! Ontem estive aí em BSB e me lembrei de vc, mentira... Falamos de vc no jantar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Thati!
    Essa receita é ótima, e super fácil de fazer :)
    Falando de mim??? Nem estava com a orelha quente, então imagino que não era coisa ruim, rsrsr!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_