sexta-feira, 11 de março de 2011

Creme de ervilhas com costelinha

Vocês já devem ter percebido que adoro sopa, né? Pois adivinhem? Hoje a receita vai ser, de novo, de sopa!!
Esse prato me agrada por vários motivos: é quentinho, tem gosto de comida caseira, me lembra o que o inverno tem de bom, pode ser feita com mil e um ingredientes diferentes, alimenta e, se feita em casa com bons ingredientes, é um prato muito saudável!
Quando minha mãe chegou, na semana passada (gente, já faz uma semana - o tempo tá voando esse ano) a recebi com uma boa sopa de ervilhas. Na verdade, a sopa é tão fácil de fazer que só fui começar a preparar depois que ela já tinha chegado.


Ingredientes
250 g de ervilha seca
1 cebola
3 litros de água
1 costelinha defumada (não lembro o peso, mas era uma pequena)
Sal e temperos a gosto

Modo de fazer: Segui uma dica da minha mãe: coloquei a costelinha na panela, cobri com água, e dei uma fervida rápida, só pra tirar aquele salgado forte, típico de alimentos defumados. Escorri e desprezei essa água. Depois, coloquei a ervilha na panela com água, a costela e a cebola picada grosseiramente. Deixei ferver até a carne e a ervila ficarem bem molhinhas. Bati a ervilha, a cebola e a água do cozimento, no liquidificador. Aqui, você deve regular a quantidade de água até atingir a consistência desejada. Volte para a panela, deixe ferver novamente e acerte o sal. Se quiser coloque outros temperos como ervas, pimenta... fica a seu critério.


Como o Markus não come sopa de ervilha, nesse dia fiz a batata rosti pra ele. Hummm, que janta gostosa da sexta passada! Quero mais!

Bom fim de semana!

O primeiro comentário desse post será o seu!

Postar um comentário

_+_+_+_+_