sábado, 28 de abril de 2012

Sorvete de chocolate


Como falei no face (ainda não curtiu a página da Cozinha? Passa lá então!! É só clicar aqui!) nesse fim de semana quero ver se tiro as panelas e as formas dos armários e boto minha batedeira pra funcionar. Já são quase 16h00 e a cozinha continua parada, heheh... mas ainda tenho um dia e meio pela frente. 

Pra não deixar o sábado passar em branco, hoje deixo uma receita de sorvete que fiz esses dias. Segundo o autor do livro (Perfect Scoop), depois de ele ter testado esse sorvete, a busca pela receita perfeita de sorvete de chocolate tinha chegado ao seu fim! Claro que fiquei tentada a fazer... e não deu outra: sucesso!

Sorvete de chocolate
Ingredientes
500 ml de creme de leite fresco
21 g de cacau em pó
140 g de chocolate meio amargo (sem gordura hidrogenada, de preferência)
250 ml de leite integral
150 g de açúcar (usei cristal orgânico)
Pitada de sal
5 ovos (usei caipira)
1/2 colher chá de extrato de baunilha

Como fazer:
1. Misture 250 ml do creme de leite fresco com o cacau em pó, e mexa bem até o cacau dissolver. Aqueça em fogo baixo e, depois que ferver, abaixe o fogo e espere 30 segundos, mexendo sempre.
2. Retire do fogo e adicione o chocolate picado. Mexa bem até o chocolate derreter. Acrescente o restante do creme de leite (250 ml). Coloque essa mistura em uma travessa e reserve.
3. Bata as gemas na batedeira até que fiquem claras e fofas. Reserve.
4. Aqueça o leite com o açúcar e o sal. Depois de o leite ter esquentado (não precisa ferver), despeje essa mistura nas gemas batidas. Devagar, batendo sempre. Coloque essa mistura de leite, gemas e açúcar de volta na panela.
6. Leve ao fogo baixo e mexa constantemente. A mistura estará no ponto antes de ferver, quando, ao passar o dedo nas costas da colher, ficar um "rastro".
7. Pegue uma peneira e coloque-a em cima da mistura de chocolate. Passe a mistura de leite pela peneira e misture à de chocolate.
8. Essa massa deve esfriar rapidamente. Então, pegue um bowl maior, coloque água com gelo e coloque o outro bowl com a massa. A água com gelo encostando nas laterias do bowl que contem o sorvete ajudará no resfriamento.
9. Quando estiver morninho, leve à geladeira e deixe esfriar completamente (8 horas). Em seguida, coloque a massa na sorveteira e siga as instruções do fabricante.


Bom fim de semana a todos!

Beijos,
Heide

O primeiro comentário desse post será o seu!

Postar um comentário

_+_+_+_+_