domingo, 8 de abril de 2012

Brioche com recheio de amêndoa

Bom dia!! Feliz Páscoa a todos que estão passando por aqui nesse domingo. E aí, já comeram muito chocolate hoje?

Domingo de Páscoa, para mim, é dia de tomar café da manhã caprichado. Quando era mais nova, na casa da minha mãe, sempre caprichávamos... lá em Blumenau fica fácil porque várias padarias perto de casa sabem preparar deliciosos pães doces recheados, sonhos, folhados, essas coisinhas de que tanto gosto. Aqui é mais difícil de achar, então, só me resta fazer. Botei a mão na massa e preparei esses pãezinhos ontem à tarde, para o café de hoje.

Queria fazer um pão macio, meio doce, que me lembrasse as "massinhas" de SC. Para isso, peguei "pedaços" de receitas de vários lugares: o recheio daqui, a massa daqui, adaptei o modo de preparo ao tempo que tinha pra fazer e voilá

Obs: A massa é de brioche, mas o formato não, ok? Achei que esse recheio ficaria melhor distribuído na forma de rosquinhas!

 

Brioches com recheio de pasta de amêndoa

Para a massa:
3 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
10 g de fermento para pão (seco)
1/2 colher chá sal (esqueci de colocar :p)
120 g de manteiga sem sal
1/2 xícara de leite morno
4 ovos
+ 1 ovo para pincelar

Como fazer:
1. Coloque no bowl da batedeira: o fermento, o açúcar, 1 1/2 xícara de trigo e o leite. Misture com um colher e espere 15 minutos - essa etapa serve para testar o femento. A massa deverá começar a fermentar, crescendo um pouquinho.
2. Em seguida, acrescente a manteiga amolecida e bata um pouco - usei o garfo para bater massa da batedeira, mas, se você não tiver, pode ser na mão mesmo, ok? Como a massa ainda estará mole até essa etapa, dá pra bater com uma colher também.
3. Em seguida, adicione 4 ovos, um a um, e continue batendo. Após, vá adicionando o restante da farinha de trigo e o sal.
4. Você não deve sovar muito a massa. Assim que incorporar toda a farinha, pare de sovar e deixe a massa descansar até dobrar de volume.
5. Depois de a massa ter dobrado de volume, retire do bowl e coloque-a em uma superfície polvilhada com farinha. Abra a massa no formato de um retângulo. Espalhe o recheio e faça um rolo. Aperte bem a massa na hora que for fazer o rolo, para que as camadas não se soltem com facilidade depois de assadas.
6. Corte o rolo em rodelas (cerca de 3 dedos de espessura) e coloque em forma untada, com o recheio virado para cima. Rende cerca de 15 rodelas. Não precisa separar muito na forma pois o legal é que as rodelas, depois de crescidas, fiquem juntinhas, formando um grande pão.
7. Deixe crescer novamente, até dobrar de volume. Pincele com 1 ovo batido e leve para assar por 30 minutos, em fogo a 200ºC.

Recheio de pasta de amêndoas
1 xícara (100g) de farinha de amêndoa
1/3 xícara (46g) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, amolecida
1 clara de ovo grande, ligeiramente batida com um garfo
½ colher (chá) de extrato de amêndoa ou baunilha (opcional)

Como fazer:
1. Coloque todos os ingredientes no processador de alimentos e processe até obter um creme homogêneo.
2. Guarde em um pote hermético na geladeira por até dois dias ou congele por até 2 meses. Deixe a pasta chegar à temperatura ambiente antes de usar.




Bom domingo a todos!!!
Beijos,
Heide

O primeiro comentário desse post será o seu!

Postar um comentário

_+_+_+_+_