segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Petit Gateau



Como assim ainda não tinha postado essa receita no blog? Esse petit gateau é tão gostoso, que valeu cada dedo queimado, até que eu aprendesse a desenformar sem erro :)

Mais uma das muitas receitas aprendidas no Bistro d'Acampora, que divido com vocês!

Bon appétit!

Petit Gateau

Ingredientes
150 g de chocolate meio amargo
150 g de manteiga (+ manteiga para untar as forminhas. Deixe a manteiga em temperatura ambiente, para facilitar na hora de untar)
100 g de açúcar
60 g de trigo
3 ovos + 3 gemas

Como fazer

1. Derreta o chocolate com a manteiga, no microondas, por 1 minuto. Misture até que fique homogêneo, e reserve.
2. Na batedeira, bata os ovos com o açúcar, até começar a ficar fofo. Não precisa bater muito. 
3. Adicione a farinha de trigo e bata mais um pouco.
4. Em seguida, coloque a mistura de chocolate com manteiga nessa massa de ovos, açúcar e farinha de trigo. Misture tudo com auxílio de um fouet ou uma colher grande.
5. Separe 8 forminhas de petit gateau, bem untadas com manteiga. Essa forminha nada mais é do que uma forma de empada mais alta. Existem vários formatos e tamanhos. O rendimento, na verdade, vai depender do tamanho da sua forma. Para não errar, preencha a forminha com a massa até 3/4 do seu volume.
6. Agora o segredo: a massa do petit gateau deve estar gelada para ir ao forno. Então, depois que você preencher todas as forminhas com a massa, cubra com filme plástico e leve à geladeira, por, no mínimo, 6 horas. Só então estará pronto para assar.
7. Para assar, pré aqueça o forno a 200C, e asse por 10 minutos. O tempo vai depender muito do seu forno.  O petit gateau estará pronto quando as laterais estiverem mais crescidas e com cara de assadas enquanto o meio estiver ainda molinho. 

Já perdi vários petit gateau achando que estavam prontos mas, na hora de desenformar, ele se desmontava todo. Acontece! Nessa etapa, vale um pouco da prática. Pra tirar o bolo da forminha é só apoiar um prato na parte de cima da forma (onde aparece a massa) e virar. Para retirar a forminha, basta levantar um dos lados com ajuda de uma faca pequena e tirar, rapidinho. É nessa hora que você deve ter cuidado para não queimar! 
8. Sirva com sorvete da sua preferência. Eu comprei um de flocos, da Kibon, mas não gostei. Esses sorvetes parecem estar cada vez mais "espumosos"e menos saborosos, vocês não acham?

Boa segunda-feira da preguiça!!!

Beijos,
Heide

2 comentários:

  1. Oi Heide!
    Aqui em casa é sorvete caseiro ou importado.
    Bj
    Thatiana

    ResponderExcluir
  2. Oi Thatiana!
    Eu também, quando posso, prefiro comprar o importado. Mas é tão caro que às vezes desisto, rsrsr! O feito em casa também dá de 10 a 0 nos da Kibon, mas e a pressa de comer antes de ficar pronto? Heheh!!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_