domingo, 24 de novembro de 2013

Batata gratinada



Estou na onda do risoto. Não adianta. Chega fim de semana, começo a pensar no que vou cozinhar, e só me vêm ideias e vontade de risotos. Não sei se é porque nunca comi um risoto verdadeiramente bom aqui em Brasília, ou se é só por falta de criatividade minha mesmo, mas a verdade é que, dessa cozinha, o risoto tem sido o prato carro chefe.

Tenho duas receitas de risoto engatilhadas, pra virar post. Mas hoje a receita entra na lista das exceções: acompanhamento que, acreditem, não é risoto. Pra variar um pouco, o post é de uma batata deliciosa, que preparei com o sobra de um creme de leite, que havia comprado pra fazer um risoto, rsrsr.
 
A receita é super simples, mas ficou com gosto de comida requintada. Acho que foi por conta das ervas, que deram um toque muito especial, diferente de todas as batatas gratinadas que já havia preparado. Ou talvez por conta do sal especial que usei para temperar as batatas, que ganhamos de um amigo muito querido. O sal é esse aqui, olha só que "metido à besta" ;)

Foto daqui

Nem preciso dizer que adorei o presente, né? E é claro, não poderia deixar de citá-lo aqui no post.

A batata combinou muito bem com peixe, mas acho que vai bem com qualquer outro tipo de carne e/ou frutos do mar. Receita curinga!

Batatas gratinadas com ervas
Ingredientes
4 batatas médias cortadas em rodelas finas (tipo chips)
1 colher de sopa de manteiga
1 talo de alho poró fatiado (só a parte branca/clara)
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 xícara de leite
400 ml de creme de leite fresco
Ervas a gosto (usei manjericão e tomilho)
Sal a gosto
Queijo parmesão ralado

Como fazer:
1. Descasque as batatas e corte-as no formato de batata chips. Para isso, usei um dos lados do ralador (aquele de 4 lados), que tem esse corte. Reserve-as em uma bacia com água.
2. Para o molho, leve a manteiga à panela e refogue o alho poró. 
3. Em seguida, acrescente a farinha de trigo, e refogue até o trigo ficar levemente dourado.
4. Após, adicione o leite, e misture muito bem, para não empelotar.
5. Acrescente o creme de leite fresco e deixe ferver. Acerte o tempero (sal e pimenta branca a gosto).
6. Deixe ferver e desligue.

Montagem do prato:
1. Pré aqueça o forno a 200ºC.
2. Pegue uma  travessa que possa ir ao forno, e comece a montar o prato. Comece com um pouco de molho no fundo da travessa. Vá intercalando as batatas, ervas, sal e molho. Faça tantas camadas quantas forem possível. Batata, ervas, sal e molho, batatas, ervas, sal e molho.
3. Finalize com molho e polvilhe queijo parmesão ralado por cima. Leve ao forno para gratinar, por cerca de 30 minutos, ou até o queijo ficar dourado.

Observação:
a) Eu coloquei as batatas em uma panela com água, e levei ao fogo, para levantar fervura, apenas. Assim que ferveu, desliguei e escorri as batatas para montar o prato. Acho que essa etapa não é necessária, porque, como são cortadas muito finas, as batatas cozinham no molho, no forno. Por isso não incluí essa etapa no "Como fazer", ok?

Bom início de semana a todos!

Beijos,
Heide

2 comentários:

  1. Feliz 2014!!!
    Saudades de vc e de novas receitas...
    Já estou com barriga de grávida!
    Beijos e não some não

    ResponderExcluir
  2. Pra você também Thatiana!
    Que 2014 seja muito feliz e especial pra ti! E tem tudo pra ser, hein?
    O blog está de volta!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_