segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A historinha do doce português de Évora

 

Não coloquei o nome da receita no título porque hoje o post vai trazer só a história desse prato, e não a receita em si, mas já explico o por quê.

Ano passado Markus e eu fizemos uma viagem para Portugal e Espanha. Contei um pouquinho sobre ela nesses posts aqui: Gostosuras de Portugal e Espanha e Uma experiência inesquecível: El Club Allard.

Um dos lugares que conhecemos em Portugal foi Évora, cidade que fica na região do Alentejo (lembro dessa região dos livros de literatura que lia na época da escola!!). A cidade é bem pequena... onde tudo se faz a pé, onde as construções dos séculos passados te fazem pensar estar no cenário de uma novela de época. Muito lindinha!

Ficamos lá apenas 2 dias. Em um deles, fizemos um passeio pela Rota dos Vinhos do Alentejo. Nessa rota, paramos na vinícola Herdade do Esporão. A visita foi ótima, os vinhos deliciosos e a comida então? De comer rezando. Comi um porco negro servido com legumes que estava tão gostoso que não deixei nada no prato para contar história. Aí, que depois do almoço, me deu uma enxaqueca das brabas. Acho que aquele vinho todo e mais o prato, que era bem gorduroso e talvez por isso tão gostoso, não me caíram bem. Enfim, fomos para o hotel e saímos para jantar só bem mais tarde, quando quase nenhum restaurante estava aberto. Em cidade pequena, mesmo que turística, os lugares fecham cedo, ainda mais em uma noite fria em plena primavera! Mas havia um restaurante aberto, de nome Maria Luisa, e foi lá que entramos. O lugar muito bonito, ninguém dentro, mas resolvemos arriscar! 

Eu estava bem sem fome, e o Markus estava com apetite. Lembro que pedi só um caldo de peixe, prato típico da região, e uns morangos de sobremesa. Já o Markus pediu uma massa com camarões, deliciosa, e a sobremesa dos deuses! Foi nessa janta despretensiosa que provei um dos melhores pratos da viagem: Sobremesa de amêndoas, com ovos e requeijão. Acreditem, é de lamber os beiços! Dei algumas colheradas, com morango, sem morango... de todo jeito era deliciosa!

Gostamos tanto da sobremesa que, quando voltávamos da Espanha, mudamos um pouco o trajeto para passar novamente em Évora e comer a bendita sobremesa. Estava com ela na cabeça, porque da primeira vez não tinha comido o tanto que queria, rsrsr! Voltamos! E, mais uma vez, fomos muito bem atendidos. Um garçom em especial foi muito atencioso, mas pena que não me lembro do nome dele. Ah, o restaurante  Maria Luisa está muito bem avaliado no Trip Advisor, vejam aqui!

E é claro que eu não poderia sair de lá sem ao menos pedir a receita do doce. Afinal de contas, pedir não custa nada. O dono do restaurante, muito simpático, tentou me explicar, mas não sabia exatamente as quantidades de cada ingrediente. Aí pedimos que nos mandasse por email, e ele topou.

Quando chegamos no Brasil, recebemos a resposta dele, dizendo que, infelizmente, por ser uma receita de família, não poderia nos passar o passo a passo. Entendemos perfeitamente, mas confesso que fiquei triste pois não poderia comer novamente aquele doce tão gostoso!

E aí (prometo que a história tá acabando!!), que, no dia de Natal, o Markus recebe um email do dono do restaurante, desejando Feliz Natal, perguntando se estava tudo bem e tal... e, no anexo, mandou um "miminho" (presentinho). E qual não foi nossa surpresa? A receita do doce mais gostoso da viagem, de um jeito super carinhoso e totalmente inesperado! Com o 'modo de fazer' usando o português de Portugal, pra ficar ainda mais charmoso, com dicas para cozer e arrefacer o creme e alourar a castanha. Tudo muito bem explicadinho!
Esse foi o original, que comemos lá!

Não foi um presentão de Natal? Por isso mesmo achei que valia o post, mesmo sem a receita. Preparei essa sobremesa nesse fim de semana (primeira foto do post), e ficou muito boa. Não ficou igual, mas muito semelhante... já fiquei feliz! 

Agora, para provar essa gostosura, só vindo aqui em casa, ou até Évora, no restaurante Maria Luisa, que vou sempre indicar para os amigos! Para conhecer um pouquinho mais das delícias desse lugar, dá uma olhadinha na página deles no Facebook! Maria Luisa, no Facebbok!!

Obrigada, mais uma vez, pelo presente!
Grande abraço a Vasco, Ana e João e boa semana a todos que passarem por aqui!

Maria Luisa Restaurante
Praça 1º de Maio, nº 14, Évora 7000-650, Portugal

O primeiro comentário desse post será o seu!

Postar um comentário

_+_+_+_+_