domingo, 9 de março de 2014

Frango ensopado

Não sei se vocês têm interesse em aprender/ler receitas mais do dia a dia mesmo, tipo feijão, carne moída, frango ensopado, farofa... essas coisas. O que vocês me dizem? Querem que eu poste receitas assim, mais simples, mas não por isso menos gostosas?

A receita de hoje será um teste. Se animarem com o post, vou procurar colocar outras comidinhas mais "de mãe" e que são uma ótima pedida para o fim de semana.

Para mim, almoço de domingo era almoço na casa da minha avó. O cardápio era, quase sempre: uma carne ensopada (galinha caipira, carne de boi ou carne de porco), macarrão, farofa, salada de repolho e arroz. Pra completar, ainda tinha maionese de batata! Sim, sempre muito pouca variedade de carboidratos, rsrsr!

Hoje o almoço foi inspirado naqueles domingos. Fiz um frango ensopado, farofa e arroz. Esqueci da salada e mandei ver na "sustância"! É muito fácil, e rende bem. Terei almoço pro resto da semana!


Frango ensopado
Ingredientes
1 colher sopa de manteiga
2 colheres sopa de azeite
2 coxas com sobrecoxas, com osso
1 peito de frango pequeno desossado
2 cebolas
1 colher de sopa de mostrada de dijon (ou outra, que você tiver)
3 dentes de alho (usei uma pasta de alho com pimentas, mas pode usar alho normal mesmo)
Suco de 1 limão
1 lata de tomate pelado
Sal
Pimenta branca
Orégano
Folhas de louro
Talos de alho poró


Como fazer:
1. Tempere o frango com sal, pimenta, limão, mostarda, alho e a cebola (cortada em tiras). Deixe no tempero por 15 minutos.
2. Em seguida, coloque a manteiga e o azeite na panela, e deixe até começar a dar uma queimadinha.
3. Coloque os pedaços de frango, sem as cebolas, e frite, dos dois lados. Até ficar um pouco queimadinho.
4. Adicione as cebolas e o alho picado e frite tudo junto, até que o queimado do fundo da panela comece a desgrudar.
5. Em seguida, adicione o tomate pelado e temperos a gosto. Eu coloquei todos os citados acima.
6. O molho estava um pouco ácido, então coloquei 1 colher de chá de açúcar.
7. Se o molho ficar muito grosso, vá colocando água aos poucos. Deixei cozinhando por cerca de 1 hora, para que a carne pegasse bem o sabor dos temperos. A carne chegou a soltar dos ossos.
8. Sirva com o acompanhamento da sua preferência.

Bom início de semana a todos!
Beijos,
Heide

9 comentários:

  1. Eu queroooo Heide!! Eu adoro fazer uma receita diferente, mas quanto à comida do dia-a-dia eu não sou muito fã pq acho que, devido à falta de tempo, meus pratos ficam sem graça. Sempre procuro alguma receita mais saborosa de "uma carne de panela" ou de "um frango ensopado :) pra ver se o meu deixa de ser sem graça...rsrsrs... Vou adorar ver receitinhas "caseiras" super saborosas por aqui!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu também sou dessas Mari! Acredita que nunca fiz feijão aqui em Brasília? Essas comidas do dia a dia acabam ficando sempre em segundo plano, e acabo nunca fazendo... o que é uma penas, pq como é bom, né? Quer prato mais gostoso do que arroz com feijão, bem preparado? Acho que bota muito risoto que comemos por aí no chinelo, heheh!!
    Vou tentar colocar mais vezes!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Que bom que você gostou, Cristina. Agora que estou com filho pequeno em casa é ainda mais provável que volte a fazer comidinhas de mãe novamente.
      Beijos,
      Heide

      Excluir
  4. No passo 4... a cebola e o alho são os que ficaram no tempero no início ou vc picou outros? Não ficou claro na receita. Adoro comida caseira. Vou fazer!

    ResponderExcluir
  5. No passo 4... a cebola e o alho são os que ficaram no tempero no início ou vc picou outros? Não ficou claro na receita. Adoro comida caseira. Vou fazer!

    ResponderExcluir
  6. Oi Heide!!! Posso substitui os tomates pesados por molho de tomate? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Sim,Pode! Se o molho ficar ácido ponha uma pitada de açúcar.

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_