quarta-feira, 9 de março de 2011

Baguete: a verdadeira



Quando você tiver um tempinho sobrando, e quiser fazer uma receita gostosa, faça baguete. A verdadeira! Não tem compração. Eu, que adoro pão, dou muito valor para uma massa bem feita. Demora pra fazer, dá um certo trabalho, mas vale a pena. Enquanto não tenho uma boa padaria perto de casa, é essa a receita que eu sigo quando quero comer baguete. Peguei daqui!

Como a receita já é bem longa, o post vai ser curtinho! :)




Ingredientes
Poolish
170 g de farinha de trigo
170 g de água
2 g de fermento biológivo (seco)
Massa da baguete
330 g de farinha de trigo
180 g de água à 30ºC
12 g de sal
4 g de fermento biológico (seco)

Modo de fazer:
Poolish
Inicie a poolish 10 a 12 horas antes de preparar a massa da baguete. Dilua o fermento na água. Adicione o trigo, aos poucos, até obter uma massa homogênea. Coloque a poolish num bowl, tampe com filme plástico e deixe repousar por 10 a 12 horas (esse tempo vai variar conforme a temperatura do local onde a massa estiver sendo feita. Já fiz duas vezes, e sempre deixei fermentando 12 horas).
Massa da baguete
1. Dilua o fermento na água morna
2. Acrescente os demais ingedientes, bem como a poolish já fermentada, até obter uma massa homogênea.
3. Trabalhe a massa, com as mãos ou com batedeira, por 15 minutos.
4. Deixe a massa repousar durante 1h30min em um recipiente coberto com um pano úmido.
5. Após esse tempo, divida a massa em três partes iguais e faça bolas com a massa. Deixe repousar por mais 15 minutos.
6. Após esse tempo, com cada bola de massa, forme uma baguete.
7. Já no formato de baguete, deixe repousar por mais 1h30min, em superfície enfarinhada. (pode ser na forma mesmo, que será utilizada para assar os pães.
8. Pré-aqueça o forno a 250ºC. Coloque uma forma com água quente dentro do forno. O vapor da água é essencial para obter uma massa crocante e com boa coloração.
9. Depois dessa última fermentação, faça talhos na massa com ajuda de uma faca afiada.
10. Coloque o pão para assar durante 3 minutos a 250ºC e, depois, abaixe o fogo para 240ºC durante 30 a 35 minutos.
11. O pão estará pronto assim que atingir uma coloração dourada e, ao "bater" na massa, soar oco.

Não fica igual, igual à baguete das padarias francesas. Mas o resultado é muito bom. Acho que um dos motivos é que utilizo forno a gás. Daí não consigo controlar tão bem a temperatura. Se você fizer num forninho elétrico, me conte o resultado!

Servi a baguete com salada feita com alface, rúcula, tomate, cebola, azeitona, presunto de parma e parmesão. Gosto de comê-la temperada só com azeite, limão e sal! Perfeito!

2 comentários:

  1. Oi Heide
    hummm...que delícia essa receita. Tô louca pra experimentar!!! Acho que a maior diferença entre os pães no Brasil e os lá de fora está na farinha de trigo. Dizem que a vendida na Europa é bem melhor que a daqui. Só sei que quando fui em Portugal, o pão tinha ooooutro gosto, muito melhor claro!
    Obrigada por postar essa delícia, sofro do mesmo problema que vc...aqui perto de casa padaria boa é raridade, aí gosto sempre de inventar uma coisinha em casa!!

    Bjos!! O Dani tb tá mandando abraços pra vcs!!!

    ResponderExcluir
  2. Um abraço pra vcs tb Mari!
    Então, o pão de lá não tem compraração mesmo... a gente tenta, mas não dá pra ficar igual. Mas essa receita quebra bem o galho!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_