terça-feira, 29 de março de 2011

Bolo de chocolate úmido da Pati


Adivinhem??? Minha batedeira/sorveteira não ficou pronta...
Ontem, o cara da autorizada tinha nos dito que bastaria retirar uma peça e pronto, poderíamos pegar a batedeira hoje mesmo. Mas é claro que não poderia ser tão simples. Na verdade, vai ser preciso trocar o eixo, uma coisa assim. E a peça precisa vir de São Paulo... então, com sorte, se mais nada der errado, sexta-feira fica pronto. Mas já não acredito mais... se conseguir fazer sorvete pra Páscoa já vou ficar feliz!

Então, a receita de hoje é do bolo que postei ontem, junto com o sorvete. É uma receita que peguei no Technicolor Kitchen, pra variar! Fiz algumas modificações, apenas. Estava há um tempinho querendo fazer um bolo de chocolate úmido, pesado, daqueles pro tomar com café amrago a qualquer hora do dia. Este é perfeito! Adorei a receita!
Não coloquei farinha de amêndoas, que constava na rceita da Pati. Mas ficou bom do mesmo jeito! Recomendo! Nota 10 com estrelinhas!!!

Ingredientes
300g de chocolate amargo picado
250g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
5 ovos
½ xícara (115g) de açúcar
1 ¼ xícaras (170g) de farinha de trigo
1 ¼ colheres (chá) de fermento em pó

Modo de fazer: Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre a base de uma forma redonda de 23cm com papel manteiga e pincele com manteiga. Coloque o chocolate e a manteiga no microondas, por 1 minuto. Retire e mexa. Se necessário, volte a colocar essa mistura no microondas, mexendo sempre, até derreter. Reserve.
Coloque os ovos e o açúcar na tigela da batedeira e bata por 8 a 10 minutos, até obter um creme claro e fofo. Peneire a farinha e o fermento sobre o creme de ovos e misture cuidadosamente, acrescentando também o chocolate+ manteiga derretidos. Despeje a massa na forma preparada e asse por 40 a 45 minutos – faça o teste do palito. Deixe esfriar na assadeira.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro decorando a gosto!


OBS: Minha forma é um pouco menor do que a recomendada pela receita. Então eu fiz dois bolinhos pequenos com o restante da massa, usando ramequins.




Reparem na "casquinha" que ficou? A receita da Pati sugere colocar uma cobertura...mas não quis perder esse "croc" da parte de cima! Por isso só polvilhei açúcar! Fico bom!!!!

7 comentários:

  1. Amo bolo de chocolate, mas não tenho mta sorte em fazê-los... Essa receita vai entrar pra minha lista. Quem sabe eu acerto =D

    Beijos
    Lari

    ResponderExcluir
  2. Heide!! Que legal seu blog! Adorei!!

    Também tenho um, comecei a pouco tempo. Vou te seguir e dar uma espiada nas tuas receitas. Também adoro me aventurar na cozinha e meu sonho de consumo é uma batedeira Kitchen Aid vermelha! hehe

    Beijos

    Marina

    ninademarina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que delícia!!!!!!!!!!
    Quero fazer!!!
    Aliás, hj por coincidência, vi na Ana Maria a Chef Roberta Sudbrack ensinando fazer um bolo de chocolate úmido!Na verdade fica como um mousse, e faz essa casquinha "croc" em cima tb!Se quiser espiar depois veja o link:http://maisvoce.globo.com/
    Beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Heide, eu amo esses bolos super úmidos, pra mim são os melhores! E receita da Pat não tem erro!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lari! Faz esse bolo que não tem erro. A massa fica bem linda! Basta bater bem os ovos, como diz na receita. Depois me conta! :)
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju! Esse bolo da Ana Maria parece bom, né?
    Aquela casaquinha me apeteceu. Obrigada pela dica!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  7. Oi Renata! Realmente, essa receita deu muito certo! Primeira vez que fiz..com certeza ele aparecerá outras vezes aqui em casa!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_