segunda-feira, 14 de março de 2011

Brigadeiro de avelã com chocolate


Esse fim de semana tivemos um almoço de domindo muito gostoso! Recebemos a visita de uma amiga muito querida, a Lacita, que está deixando Brasília em breve. Fizemos mestrado juntas, em Floripa. Ela veio morar aqui há dois anos, praticamente junto comigo! Mas tá indo embora... :(
Bom, fizemos um almoço rápido, mas muito gostoso. A La trouxe um rondeli de queijo e presunto e outro de  ricota, espinafre e nozes. Para o de presunto fiz um molho de tomate bem encorpado, e para o de ricota fiz um molho branco simples. Assim fica fácil fazer almoço pros amigos! Ela trouxe o mais difícil :)
Pra completar fiz uma salada e uma sobremesa. Bem rápida também e sem risco de ficar ruim. Brigadeiro de avelãs com chocolate.
Vocês sabiam que o brigadeiro, inicialmente, era feito com leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate? Devia ser um doce demorado para fazer.... até o açúcar condensar e dar o ponto de enrolar, o leite deveria ficar fervendo por muito tempo na panela, junto com os demais ingredientes.
Enfim, hoje o leite condensado existe (invenção de um cara muito inspirado!) permitindo que eu faça uma sobremesa em menos de 20 minutos.


Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 colheres sopa manteiga sem sal
1 gema
1 xícara de avelãs tostasdas, sem pele e trituradas grosseiramente
1 barra (130 g) de chocolate meio amargo (Usei Hershey's)

Modo de fazer: Leve todos os ingredientes ao fogo, até a mistura atingir a consistência de brigadeiro mole. Quando atingir esse ponto, disponha a massa (ainda quente) em copinhos (aqueles de cachaça, sabe?) e, por cima, salpique chocolate amargo em lascas. Eu salpiquei o chocolate quando o brigadeiro ainda estava quente. Aí o chocolate derreteu e, depois de gelado, o chocolate ficou uma placa difícil de quebrar. Para evitar esse problema, salpique o chocolate só depois de o brigadeiro ter esfriado, ok?

3 comentários:

_+_+_+_+_