sexta-feira, 25 de março de 2011

Filé com crosta de ervas e molho de mostarda


To meio sumida ultimamente, né?
Me perdoem, mas prometo que a partir da semana que vem a frequência de postagens vai voltar ao normal, ok?
To passando por aqui, rapidinho, só pra deixar registrado o jantarzinho que fiz no fim de semana passada, pra mim e pro Markus.
Uma delícia. Comidinha simples, mas feita com muito carinho. Não tem erro. Comemoramos 6 meses de casados (Já???? Que loucura!)

Na verdade a comemoração foi na sexta, mas o jantar não foi a altura da data. Fomos no Gero aqui de Brasília. Abriu recentemente, nunca tinha ido. O atendimento foi ok, as entradas foram ok, nada especial, mas muito gostoso, mas os pratos principais? Decepção. Acho que não escolhemos os pratos certos, só pode... nem o meu (Costeletas de cordeiro com crosta de pão e lentilhas com legumes) nem o do Markus (Namorado com molho de manjericão e fetuccine de legumes) estavam tão bons quanto esperávamos. É isso que dá ir com muita expectativa!!


Enfim, pra suprir a decepção da sexta, fiz esse risoto com filé no domingo! Dilíça!
O risoto é o básico, já postei aqui. O molho, sem segredo - na frigideira onde fritei a carne, coloquei um pouquinho de caldo de carne, mostarda de manjericão e sal. Deixei reduzir e engrossei com roux. A receita que vou passar é da crosta de ervas, que aprendi no Bistro, em Floripa.


Filé com crosta de ervas

Para a crosta
16 fatias de pão de forma sem casca
4 colheres sopa de parmesão (compre uma peça de queijo e rale na hora)
3 colheres sopa de ervas frescas (usei tomilho e alecrim)
Azeite

Modo de fazer: Retire a casca do pão e, com a mão mesmo, "raspe" o pão em uma peneira, para obter uma farinha bem fina. Em seguida, adicione à farinha de pão o queijo e as ervas. Coloque o azeite até obter uma mistura um pouco úmida. Você vai notar que chegou ao ponto quando, ao apertar uma quantidade de massa em uma das mãos, ela não se quebrar, continuar nesse formato, sem despedaçar.

Medalhão de filé
4 medalões de filé mignon
Sal e pimenta do reino a gosto
Barbante para dar formato

Modo de fazer: Tempere os filés com sal e pimenta. Amarre os medalhões com o barbante (na lateral, em volta), para deixá-los mais gordinhos. Sele os filés em azeite, apenas para corar a carne. O cozimento será finalizado no forno.
Depois de selar, coloque, em apenas um dos lados, a mistura da crosta. Leve para assar por 20 minutos, a 200ºC. O resultado será um medalhão ao ponto (um pouco vermelhinho por dentro). Atenção: esse tempo vai depender da espessura do medalhão. Indico que você faça um teste com um medalhão, para então não errar nos demais, ok?

5 comentários:

  1. Nossa Heide!!! Seis meses já??? Passa tão rápido né? Em maio eu e o Dani completamos um ano!!
    Adorei a receita!!! Parabéns!!
    O bistrô que vc comentou na receita é aquele onde vc fez estágio né? Como é mesmo o nome do local? Estou querendo descobrir uns locais diferentes aqui, e pelo jeito esse deve ser muito bom.
    Beijos,
    Mari.

    ResponderExcluir
  2. Oi Heidi!

    Parabéns pela data Querida...eu completei 2 anos com o meu Amore na segunda-feira. É tão bom comemorar essas datas, não é?!

    Então, sobre o Gero. Eu também fui há algumas semanas atrás. Eu pedi um gnochhi com vieiras e lulas e o Amore pediu aquele prato famoso deles, de filet com foie gras. Meu veredito? Não vale o quanto custa. Tava bom, o atendimento foi bom....mas não de tão especial para valer as cifras que pagamos.

    Por outro lado o Pobre Juan que fica no Iguatemi também é delicioso e o preço é muito mais justo. Mas se quer um restaurante mais clássico, eu sugiro o Gran Cru. É delicioso, o preço é melhor, a decoração é um caso a parte e o cardápio muda todo dia...com certeza vale a pena conferir.

    Beijocas e um lindo fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari!
    O bistro do qual falei foi onde eu trabalhei mesmo. É o Bistro D'Acâmpora. Fica na SC, depois do pedágio, à direita. Super recomendo! Quando trabalhava lá, tinha que fazer reserva!! Se tu fores, me conta! tenho muita saudade de lá, foi muito bom!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  4. Hum.. gostei!!! vou tentar um dia..
    Heide, vc tem receita de peixe assado? Tentei fazer um hoje, mas não gostei muito... vou procurar outra receita!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Hum, Leila... peixe assado? Depende do peixe. Meu pai sempre fazia na grelha, peixe inteiro, sabe? Tipo anchova...temperava com sal, limão e azeite (pelo que eu me lembro). No forno acho que deve ser parecido. Coloca umas batatas junto talvez... mas não tenho nenhuma receita assim, de caderno ou de livro! Já vi muita gente fazer em papelote, se for filé!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_