segunda-feira, 21 de março de 2011

Pistachio Lemon Drops



Quando era criança, minha madrinha fazia um docinho de amendoim que eu adorava! Lembro que na massa ia muito pouca farinha de trigo. Ficava um biscoito meio "puxa" dentro... quase que puro amendoim. Era um doce típico da Páscoa. Quando era mais nova, tentei reproduzir a receita várias e várias vezes, mas não dava certo. Acabava colocando mais farinha pra ficar com o mesmo formato do dela, mas isso acabava alterando textura e sabor.

Enfim, na busca pelos meus cookies para Páscoa, me rendi novamente ao livro da minha amiga Martha! :)
Vi uma receita que me lembrou muito esse doce de amendoim da minha infância, mas esse era feito com pistache! Hummm... deve ficar ainda mais gostoso, pensei!
Testei nesse fim de semana. Juro que relutei em postá-lo aqui. Que decepção: não chegou, nem perto, ao doce de amendoim da minha madrinha. Tudo bem que na receita desse doce de pistache vai limão... ingrediente que não ia na de amendoim. Claro que ficaria diferente, Heide, claro!!!!!!!! Não gostei do doce, mas gostei das fotos :)



Rendimento: 25 unidades
Ingredientes
1 clara
1 pitada de sal
1 xícara de pistache torrado e salgado, triturados (acho que isso também fez o doce ficar com gosto estranho: ficou mais salgado do que deveria, na minha opinião!)
1 xícara de açúcar mascavo (usei escuro)
1 colher sopa de farinha de trigo
1/2 colher chá de suco de limão (Gente, achei o erro - eu coloquei 1 colher chá!!!)

Modo de fazer:
Pré aqueça o forno a 160ºC e forre uma forma com papel manteiga.
Bata a clara em neve com a pitada de sal, até atingir picos firmes. Com uma espátula, adicione os outros ingredientes. Faça bolinhas com a massa, com o auxílio de 2 colheres de chá. Asse por 12 minutos (Vire a forma dentro do forno, para que o calor seja distribuído da melhor forma). Deixe esfriar antes de desenformar. Eles ficaram bem grudados no papel. Tive que "empurrar" os cookies com uma espátula. Mas na receita não fala em untar.

2 comentários:

  1. Uma pena que os biscoitinhos não ficaram como você esperava, mas concordo que ficaram bem bonitos! Biscoitos feitos só com claras grudam mesmo, ficam colocados no papel...
    bjs!

    ResponderExcluir
  2. OI Heide,
    Passei aqui para conhecer seu blog! Huuummm, quantas coisas boas! Coloquei um link para você em meu Blogs de Culinária - Blogs Novos.
    bjs

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_