sexta-feira, 4 de março de 2011

Sopa branca da Glau


Sexta-feira chegou, carnaval tá chegando e minha mamis tá chegando também! Iupiiiii!!!
Vou receber visita nesse fim de semana prolongado, de carnaval. Minha mãe está vindo de SC passar uns dias aqui comigo... delícia, não? Algumas sobremesas e alguns pratos já estão programados para serem feitos e, claro, postados por aqui depois!

Pra encerrar essa semana útil, o post de hoje é de uma sopa muito gostosa, que peguei no blog da Glau. Fiz esses dias pro jantar. Ficou tão boa que o Markus disse que posso fazer esse tipo de sopa, tipo, uns 3 dias na semana! Quer dizer que ficou boa mesmo!
A receita é muito fácil. A receita original pedia caldo de galinha, o de cubinho. Não sou muito fã desse tipo de tempero, mas estava com preguiça de fazer caldo de frango, afinal já eram 21:00 da noite... até desossar o frango, picar a carne, fazer o caldo, picar legumes, ai... preguiça, confesso. Pensei, ah, vou fazer sem frango mesmo... coloco umas verduras que tenho congeladas, faço um caldo de legumes simples e sigo com o resto da receita. Foi o que fiz. Mas no final, táva faltando alguma coisa... me rendi ao cubinho :(
Coloquei apenas 1, quando a receita original pedia 2. Fiz um panelão de sopa. Deu pra duas pessoas comerem 3 dias, então imagina.... acho que o caldo ficou bem diluído nesse montão de sopa.



Ingredientes
2 cenouras
3 talos de salsão
1 talo de alho poró
1 cebola
1 couve-flor média
4 batatas
200 ml de creme de leite fresco
1 caldo de galinha
Salsinha
Noz moscada e pimenta do reino
Sal a gosto
Queijo parmesão


Modo de fazer: Coloque todos os legumes picados na panela, e cubra com água. A panela não pode ser muito pequena. Deixe cozinhar bem, até que todos os legumes estejam bem cozidos e o caldo esteja bem saboroso. Depois, retire do caldo o alho poró, o salsão e a cenoura. Leve o restante (batata, couve-flor e cebola) ao liquidificador e bata até obter um creme liso. Para ajudar a bater, coloque um pouco do caldo. Não coloque tudo, pois a sopa pode ficar muito rala. Reserve o caldo para acertar o ponto depois de tudo bem batido.Volte para a penela e acerte os temperos: sal, noz moscada, pimenta e a quantidade de caldo. Se achar necessário, acrescente o cubinho de caldo de frango. Mas cuide com o sal! Por último, acrescente o creme de leite fresco e a salsinha. Deixe ferver e sirva polvilhado com pedaços de queijo parmesão. De preferência, compre um queijo parmesão em peça. O ralado, de pacotinho, passa longe de ser parmesão!

Coloquei essa foto só pra mostrar o pão que eu fiz. Peguei no blog da Ana Elisa (meu blog preferido, aliás). É um pão feito com semolina de trigo. O da Ana ficou tão lindo!!! Li os ingredientes e fui fazendo... sem ler o modo de preparao. Cabeça!!!!! Resultado: o pão não cresceu como deveria, a massa ficou meio seca, sei lá, deu errado. Não joguei fora, claro...deu pra comer, mas estava imaginando outro tipo de pão como resultado. Isso que dá não ler receita completa!! Fica a dica!

Beijos e bom fim de semana a todos!

3 comentários:

  1. Estou louca para provar essa famosa sopa!!! Vou fazer hoje.
    Meu caldo de frango já está prontinho. Essa semana veio couve-flor na cesta orgânica e resolvi aproveitar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oba!!!! Saiu janta gostosa, então?
    Essa sopa é muito curinga. Rapidinho tens um prato saudável e super gostoso!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  3. Oi Heide,
    Ficou deliciosa! Segui seu conselho da noz moscada! Esse pão também é do livro "Fundamentos da cozinha italiana clássica - Marcella Hazan" que eu comentei no seu post sobre brusquetas!!! Vc iria amar o livro.
    Estou até agora acordada pois resolvi fazer o integral dela... São no total, no mínimo, 08 horas para o preparo e acabei demorando um pouco para parar a segunda fermentação! Mas vale muito a pena... O de Sêmola meu marido ama, eu nem tanto... Acho um pouco socada a massa!!! Beijos e um ótimo fim de semana

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_