terça-feira, 27 de setembro de 2011

Risoto de linguiça Blumenau



Comidinhas que adoro, mas que não encontro por aqui:

1) Folhado de coco - em Blumenau, você vai em qualquer padaria e compra folhados de vários tipos: de coco, de maçã, de banana. O de coco fez parte da minha infância e ainda está presente nos meus cafés em Blumenau. Eu adorooo!!! Aqui, nunca vi pra vender;

2) Massinha - nada mais é do que um pão com farofa em cima. Em Blumenau se vende até no supermercado, mas aqui, nem na melhor padaria eu encontro uma massinha gostosa. Café com massinha, huuuuuummmm, gosto muito!

3) Pão caseiro - sabe aquele pão de oma? Bem macio, mas ao mesmo tempo que "sustenta". Nada daquela massa "de vento" tipo Seven Boys", sabe? Pão de verdade... não encontro;

4) Bananinha - fazer fritura em casa não rola... muita sujeira pra pouca produção. Então, quando quero comer bananinha (que nada mais é do que um pastel de banana) é só comprar na padaria, certo? Errado, pelo menos aqui em Brasília. Não tem!

5) Pastel folhado - tem uma confeitaria em Blumenau, quem é de lá conhece, chama Cafehaus, que vende um pastel folhado de frango, sem igual. Engraçado como no sul existe o hábito de comer "coisas de padaria" com massa folhada. Aqui é muito difícil de encontrar.

6) Sopas em geral - quando morava em Blumenau, achava que caldo e sopa eram a mesma coisa. Até vir pra Brasília... aqui, caldo é muito mais do que uma sopa. É praticamente um prato principal. O caldo é grosso, com bastante carne, pesado, muito diferente das sopas mais "aguadinhas" do sul. Não gosto... sinto falta dos bufes de sopa de SC.

7) Linguiça Blumenau - essa sim, impossível de achar por aqui (Nunca vi, pelo menos). As outras coisas das quais falei, podem ser difíceis de achar, mas posso prepará-las, se quiser. A linguiça não tem jeito... por isso veio na mala na nossa última ida a Blumenau. 
Essa linguiça é diferente de qualquer outra. Ela é defumada e, normalmente, se come no pão. Tem consistência parecida com patê de presunto, mas um pouco mais firme. Dá pra espalhar com facilidade, sem precisar cortar em rodelas. Alguém aí já provou?

Trouxe essa iguaria blumenauense já pensando no prato que iria preparar: risoto! Difícil ficar ruim... :)


Risoto de linguiça Blumenau
Ingredientes
1 cebola picada
2 colheres sopa de manteiga
1 1/2 xícara de arroz carnaroli
1/2 taça de vinho branco seco
1 1/2 litros de caldo de frango (de preferência caseiro. Receita aqui!)
80g de linguiça Blumenau picada 
1/2 pimentão verde picado em cubinhos
2 punhados de parmesão ralado
100 ml de creme de leite fresco
Sal
Pimenta do reino a gosto

Como fazer:

1. Doure a cebola com 1 colher de sopa de manteiga. Deixe refogar até ficar transparente. Acrescente o arroz e misture bem. 

2. Depois, acrescente o vinho branco e deixe alguns segundos, até o álcool evaporar. Vá acrescentando, aos poucos, o caldo de frango, que deve estar quente (coloque numa panela, com fogo bem baixo). De concha em concha, o arroz vai cozinhando.
3. A parte, pique a linguiça em pedaços pequenos. Frite com um fio de óleo, por cerca de 5 minutos. Apenas para deixar os pedaços mais firmes. Reserve.

4. Volte para o risoto. Acerte o sal e a pimenta. Acrescente a linguiça frita. Quando estiver al dente, acrescente o pimentão. Misture tudo muito bem.
5. Por último, adicione o queijo parmesão e o creme de leite. Mexa bem.

6. Desligue o fogo, feche a panela por 2 minutos. Sirva em seguida. 

Boa quarta feira a todos!
Beijos,
Heide

8 comentários:

  1. hmmmmmmmmmm
    eu quero... aqui nao tem nada disso tb!!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Mas aí tem croissants aux amande de rolo!!!!!!! :)

    ResponderExcluir
  3. Deve ter ficado muito bom, eu sou de Floripa e adoro essa linguiça, sempre compro no Supermercado Angeloni, vou me programar para reproduzí-la aqui na minha cozinha! Beijão!

    ResponderExcluir
  4. É uma delícia mesmo, Viviane... em Floripa sei que tem pra vender mesmo! Muitas comidinhas daí só tem aí mesmo. Privilégio! Já pra mim, só quando trago na mala! ;)
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  5. Heide, infelizmente nunca experimentei nenhuma dessas delícias que você enumerou por aqui. Mas esse risoto com certeza deve ter ficado uma delícia! E essa linguiça de espalhar no pão, isso deve ser bom demais!!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Ola Heide!
    Encontrei seu blog nos comentario do com um pitada de acucar, e adorei, sou de Gaspar.
    Beijos Vivi

    ResponderExcluir
  7. Olá Vivian!
    Seja bem vinda ao blog e obrigada pela visita! Eu adoro o blog da Stef! :)
    Sou de Blumenau... do ladinho de Gaspar! Sabe que uma vez fiz um concurso pra trabalhar em Gaspar? Só não comecei a trabalhar pq quando fui chamada já estava em Brasília!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_