sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sorvete de chocolate



Mais uma sobremesa da qual só me sobraram as fotos... fiz esse sorvete antes do Natal, ainda aqui em Brasília. Comemos o restinho dele agora, quando voltamos de viagem. Ainda estava super cremoso! Como disse o autor do blog do qual peguei a receita, o sorvete é simples, rico e delicioso!!!!!

Sorvete de chocolate (copiei a receita do blog do Prato Fundo... estava tão bem explicadinho! ;)
Rendimento: aproximadamente 1L

Ingredientes

300mL de leite (usei integral)
300g de creme de leite fresco (no sul a gente conhece como nata)
150g de açúcar cristal (ou 3/4 de xícara - usei orgânico)
120g de chocolate meio amargo picado (usei callebaut)
5 gemas
Pitada de sal
2 colheres (sopa) de extrato de baunilha (opcional) - não tinha, não usei
10g de glicose transparente (ou 1 colher de chá) - na falta de glicose, usei Karo, apesar de saber que não é a mesma coisa!

Como fazer:
1. Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas e reserve.
2. Numa panela, coloque o leite, creme de leite, glicose, sal e metade do açúcar (75g), em fogo baixo e deixe que ferva. Enquanto isso, bata as gemas com o restante do açúcar até obter um creme amarelo pálido. Pode ser tanto no fouet quanto na batedeira.
3. Quando a mistura de leite ferver, transfira 1/3 dela sobre o creme de gemas batendo sempre. Então, retorne essa mistura para a panela e deixe cozinhar (mexendo) até ficar levemente consistente, em torno de 5 minutos. Um teste é: cubra as costas de uma colher de pau com a mistura, passe o dedo para formar um caminho, as bordas não devem voltar a se unir.
4. Adicione o chocolate derretido e mexa para deixar homogêneo. Peneire este creme de chocolate para retirar algum pedaço cozido de ovo, caso exista.
5. Esta base deve ser resfriada por no mínimo 3 horas antes de ser colocada na sorveteira ou no congelador. Ela deve estar gelada para ser utilizada. Após o tempo, siga as instruções da sua máquina.

OBS: depois de bater o sorvete na sorveteira fui intercalando a massa com gotinhas de chocolate. Sugestão: não façam isso. A consistência desse chocolate congelado não é das melhores. Fica meio "farelento" e quebra na boca. Da próxima vez vou fazer só o sorvete, sem nenhum a mais na massa! Mas o sorvete em si ficou uma delícia mesmo,  recomendo a receita!

4 comentários:

  1. Oi Heide, tem como fazer sem a sorveteira? Sou louca pra fazer sorvete em casa mas não tenho sorveteira... Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Grazi! Então, eu já tentei fazer sem sorveteira. Na verdade, o que acontece é que ficam uns cristais de gelo, diferente de quando se faz na sorveteira. A consistência é que muda. Sem sorveteira tu deves fazer assim: depois que a massa do sorvete tiver ficado 3 horas na geladeira, tu bate com a batedeira. Depois, leva ao congelador até ficar com uma casquinha de congelado por cima, e volta a bater na batedeira. Faz essse processo umas 5, 6 vezes, e só depois coloca pra congelar de vez. É o jeito que conheço pra fazer sem sorveteira. Dá mais trabalho, não fica tão cremoso, mas quebra um galho! :)
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  3. Oi, os seus sorvetes ficam meio gordurosos tbm? Parece que fica uma sensacao de grdura na boca...

    ResponderExcluir
  4. Oi Kátia! Então, na verdade eu sinto que os sorvetes que faço na sorveteira ficam menos "lisos", se é que você me entende, quando comparados aos industrializados de boa qualidade. Percebo pequenos pontinhos na massa, que mudam a sensação dele na boa. Mas não sinto que ficam mais gordurosos não...
    Bjs,
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_