domingo, 26 de junho de 2011

Badejo ao molho putanesca

 

Quando comecei o blog muita gente veio me falar: "Nossa, com tanta coisa gostosa, o Markus vai engordar! Cuida, hein Heide!!" Hehehe, mas, ao contrário do que muita gente pensa, não comecei a cozinhar mais por causa do blog... posso dizer que evito repetir as receitas por causa dele. Mas, sempre cozinhei. Sempre fiz bolo, cookies, sobremesas, jantas e almoços em casa. Sempre gostei disso é eu já tinha "fisgado" o Markus pelo estômago :)

Esses dias o Markus fez um exame de rotina. O peso dele? Não mudou não, é sempre X + ou - 1 kg :)
Mas, o problema foi o colesterol e a glicose que subiram um pouquinho do começo do ano pra cá. Nada alarmante, mas pra idade dele está alto. Falta de exercício, estresse (será que eu incomodo muito ele??? ), pouca fruta, muito doce, idade chegando =P , não sei... podem ser várias coisas em conjunto. Portanto, a partir de hoje, dieta aqui em casa!! :)

Nada radical não. Sou nutricionista mas gosto de uma manteiga, viu?? Não sou adepta a mudanças radicais nem a cortes gerais de determinados alimentos. Ainda vou fazer meus pratos com massa, açúcar, azeite e ovos. Nada de adoçante e margarina light. Algumas mudanças a serem adotadas: mais fruta, mais pão integral, mais fruta :), menos carne vermelha, mais exercício físico, mais exercício físico, menos (que fique claro!) manteiga, vinho e azeite todos os dias... com moderação, claro! :)

Ah, os doces também vão pintar por aqui sim, mas vou ficar de olho na quantidade que o Markus come!! Quem ama, cuida!!!!!!!

Molho putanesca
Ingredientes
2 colheres sopa azeite
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1 xícara de purê de tomate
20 azeitonas pretas pequenas picadas
1 colher sobremesa de alcaparra picada
Manjericão fresco a gosto
Salsinha a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Como fazer:
1. Leve o azeite ao fogo, em um panela. Quando aquecer, junte a cebola, o alho e deixe dourar. Retire do fogo e junte o purê de tomate;

2. Deixe cozinhar por 3 minutos e acrescente a alcaparra e as azeitonas;

3. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Junte a salsinha, o manjericão e misture bem.

OBS: O peixe (badejo) fiz igual a esse aqui, com uma única diferença: usei manteiga clarificada pra grelhar. Servi com espaguete.

Manteiga clarificada - definição daqui!

"Manteiga clarificada nada mais é do que a manteiga sem água e sólidos do leite que ficam no produto. O processo de obtenção é simples: basta aquecer de modo controlado para a água evaporar e os sólidos se separarem da gordura, e pronto!"
 
Como fazer:
Leve 200 g de manteiga sem sal ao fogo baixo. À medida que a manteiga vai derretendo, vai subindo uma espuma branca. Você deve ir retirando essa espuma. Tome muito cuidado para a manteiga não queimar. Se preciso, retire a panela do fogo de vez em quando. Depois que não subir mais espuma, a manteiga estará pronta. Coe este líquido transparente por uma peneira com gaze ou tecido fino. Guarde em um recipiente fechado, na geladeira.


Uma curiosidade: uma coisa que quero melhorar no meu blog, são as fotos. Adoro blogs com fotos bem tiradas. Acho o máximo! Eu não sou nada expert em fotografias, mas gostaria de aprender um pouquinho... até esse post, nenhuma foto minha tinha passado por tratamento em photoshop. A foto acima foi um teste. Não reparem na minha falta de experiência... sei que, para quem entende de fotografia, deve ter ficado totalmente tosco. Rsrs! Acho que valeu a tentativa. Prometo treinar mais pra trazer fotos mais apetitosas pra vocês!



Beijos,
Heide

2 comentários:

  1. Ai, que inveja desse badejo!!!! Tô quase indo nessa feirinha... beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse estava super, super fresquinho, Tamy!! O tio da feira só vende coisa de qualidade!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_