segunda-feira, 8 de julho de 2013

Bolo com farofa (ou cuca de malandro)



 
Como é bom ter um bolo caseiro pra comer junto com um bom café, numa tarde de domingo... é tão bom, é tão simples fazer, que às vezes me pergunto por que não faço mais vezes.

Tem um dois meses que minha batedeira não é ligada. Estava pegando "paranho" já. Resolvi botar ela pra funcionar nesse fim de semana. Fiz cuca de malandro, como diria minha vó!

A cuca, pra quem não conhece (já postei receita aqui: cuca de farofa), é um bolo/pão típico alemão. Acho até que é mais típico da região sul do Brasil do que da Alemanha mesmo, rsrsr! É feita com uma massa fermentada, fermento de pão, e é coberta com alguma coisa gostosa: farofa, frutas, chocolate, nata... a mais tradicional é a de farofa.

Como a massa é fermentada, exige um certo tempo para preparar. Na hora da pressa, vale substituir a massa fermentada por uma massa de bolo simples. Usei a minha básica, da massa branca do bolo inglês, que postei aqui!

É rápido e gostoso! Foi meu café da tarde de sábado e da manhã de domingo!

Bolo com farofa

Ingredientes da farofa:
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
150 gr de manteiga gelada

Como fazer:
1. Obs: A manteiga deve estar gelada. Pique-a em cubinho e misture ao açúcar e ao trigo.
2. Se você tiver processador, pulse toda essa mistura até virar uma farofa.
3. Se não tiver processador, vá "esfarelando" a manteiga gelada, com a ponto dos dedos, misturando com o trigo e açúcar, até formar uma farofa. Dá mais trabalho do que usar o processador, mas o resultado é o mesmo.
4. Reserve na geladeira enquanto prepara a massa do bolo.

Observação: achei essa receita de farofa muito doce (peguei de um site mas não achei mais). Colocaria 1 xícara e 1/4 de açúcar, para essa quantidade de trigo e manteiga. Mas não sei como ficaria... é apenas uma impressão minha, de que seria suficiente, para o meu paladar.


Ingredientes da massa:
3 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
200 g de manteiga (em temperatura ambiente)
3 xícaras de trigo
1 colher sopa de fermento

Como fazer:
1. Aqueça o forna a 200ºC. Unte uma forma retangular (30cm x15cm).
2. Bata os ovos e o açúcar até ficar bem branquinho. Depois, adicione a manteiga e, em seguida, o leite.
3. Misture a farinha com o fermento e adicione essa mistura à massa, aos poucos, com a batedeira ligada em velocidade baixa.
4. Depois de a massa estar bem homogênea (não precisa bater muito), coloque no forma untada e espalhe a farofa por cima - a quantidade vai do gosto de cada um. Para essa receita, espalhei por cima da massa cerca de 3/4 da farofa.Guardei o restante na geladeira).
5. Leve ao forno por cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito - use um palito de dente, e depois de 30-35 minutos de forno, abra, fure o bolo com o palito e veja se ele sai "sujo" de massa crua. Se sair "sujo" é sinal de que o bolo ainda está cru. Se sair limpo, veja se está bem douradinho e retire do forno. O tempo vai variar de forno para forno.



Café com louça nova fica ainda mais gostoso :)

3 comentários:

  1. Oi Heide, gostaria de te pedir uma informação, o alimento congelado mantém o seu valor nutricional? Beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi Thati!
    O alimento congelado perde sim um pouco das vitaminas, que são altamente instáveis e voláteis. Mas nada assim, absurdo! Se congelar é a melhor forma de aproveitar o alimento, ou mesmo se esse procedimento facilita o teu dia a dia, acho que vale a pena!
    Espero ter ajudado!

    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  3. Oi Heide, me ajudou e muito!
    Vou colocar seu parecer lá no blog.
    Beijos e muito obrigada

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_