Quando era criança, chamava esse bolo de "Bolo de buraco no meio", pq sempre era feito naquela forma redonda, com um furo no meio.
Esse era um dos bolos que sempre eram feitos lá em casa. Os outros eram o bolo de cenoura e a nega maluca. Esses eram os clássicos. Dá pra dizer que, pelo menos, uma vez por semana eles apareciam dando um cheiro bom na cozinha.
Acho que nunca vou esquecer a receita desses bolos... não tenho elas anotadas em lugar nenhum aqui em casa. Devem estar escritas no livro de receitas da minha mãe.... não sei.
A receita desse bolo é muito fácil e dá pra ser usada de várias formas, dando vários sabores: com leite de coco, com chocolate granulado, com nozes, mais chocolate, menos chocolate, com aveia, enfim... dá pra inventar bastante coisa a partir dessa receita base!
Ingredientes da massa:
3 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
200 g de manteiga (em temperatura ambiente)
3 xícaras de trigo
3 colheres sopa de cacau em pó
1 colher sopa de fermento
Modo de fazer: Aqueça o forna a 200ºC. Unte uma forma de bolo ingles (tipo de pão) ou uma de buraco no meio, como você preferir. Bata os ovos e o açúcar até ficar bem branquinho. Depois, adicione a manteiga e, em seguida, o leite. Misture a farinha e o fermento e adicione essa mistura à massa. Separe cerca de 1/3 da massa e adicione o cacau. Coloque metade da massa branca na forma. Em seguida, com ajuda de uma colher, coloque a massa de chocolate. Nesse momento, coloquei pedaços de chocolate meio amargo 9dá pra ver bem na segunda foto). Cubra a massa de chocolate com o restante da massa branca. leve ao forno por cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito.
Como minha forma de pão é um pouco pequena, sobrou massa para fazer alguns cupcakes. Na verdade não foram cupcakes, pq não fiz nehuma cobertura. Prefiro assim, na verdade. Aquela cobertura de butter cream não me agrada, não adianta. Ficam lindos, mas não acho que ficam muito gostosos não! Se você for utilizar uma forma de buraco no meio, a quantidade de massa deve dar certinho.
Dá pra notar nessa foto que as beiradinhas queimaram um pouco. Fique de olho no seu forno!
Boa semana a todos!!!!
Eu amei esta receita. Do jeitão que eu adoro! Vou fazer!
ResponderExcluirbjos e super obrigada pelos recadinho queridos que vc sempre me deixa! adoro!
Ps: acabei de ver que vc está aqui em Bsb tbém! Que bom! :)
ResponderExcluirAdorei a receita! Estava pensando em fazer um bolo de laranja hj, mas mudei de ideia quando eu vi essa delícia!!! Fiz e ficou muuuito bom!!!!
ResponderExcluirObrigada pelas receitas deliciosas Heide!!
Bjos!
Oi Glau!
ResponderExcluirFiquei muito feliz com teu comentário! Depois me conta se o bolo ficou bom!
E sim, estou morando em Brasília... estou aqui desde 2009! Ainda uma novata desse planalto central!
Beijos
Oi Mari!! Quer dizer que o bolo deu certo, é? Que bom que gostou! Fico feliz!! Realmente, esse não tem erro. Pá pum, tá pronto e fica uma delícia, né?
ResponderExcluirBeijos
Heide
Sim!!! Rapidinho eu fiz e não teve erro!!!
ResponderExcluirReceita testada e aprovada!!!
Bjos
Meeeee... que sacanagem esse bolo!
ResponderExcluirDelícia!!! :)
Oi Dani!! Teu irmão comeu tudinho, tudinho!!! "Rapô" o tacho! O bolo só durou 3 dias :p
ResponderExcluirBeijos
Estamos na cozinha, de avental, notebook ligado, testando essa receita!!! eheheh... Depois vamos dizer se deu certo!
ResponderExcluirBeijos,
Eli e Wady
Hummmmmm, o bolo ficou uma delícia,sem dizer que é muito fácil de fazer.
ResponderExcluirFizemos o bolo na sexta e hoje já não tem mais nada... Receita aprovada!!!!!
Nota 10!!!!
bjs