quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Brusquetas e uma mudança de hábito!

Hábitos são complicados de mudar, não é?
Todos temos "manias", costumes, coisas que aprendemos com nossos pais, desde crianças.
O hábito e o gosto alimentar é bem característico. Cada um tem o seu, que é muito influenciado pela família e por pessoas com quem a gente convive com certa frequencia.

Uma coisa que gosto de comer, desde criança, é pão com geleia e queijo. Acho uma delícia! Geleia de qualquer tipo, de preferência caseira. Geleia de morango da minha mãe, ou o "mus" (coisas de Blumenau) de banana da minha oma (=vó - tb, coisas de blumenau :) Tinha o hábito de comer isso na hora do jantar. Toda vez que comia, o Markus dizia: "Comidas doces são pro café da manhã, no jantar se deve comer coisas salgadas!!" Concordo que meus jantares nunca foram os mais saudáveis, ou nutritivos.... mas, lá em casa, essa era minha janta, e da minha mãe tb.

Aos poucos, fui mudando meu hábito. Hoje, até como pão com geleia e queijo, mas só no café da manhã, ou à tarde, ou mesmo como sobremesa do jantar. A receita de hoje foi de um jantar dessa semana. Coisa simples, mas muito gostoso.... e salgado! :)



Rendimento: 5 brusquetas

Ingredientes:
5 fatias de pão ialiano
3 dente de alho
1 cebola grande

1/2 pimentão amarelo
2 tomates italianos
Sal e ervas secas (colocamos ervas de provence)
Manjericão fresco
Azeite de oliva a gosto

Modo de fazer:
Pão: corte fatias não muito finas de pão italiano. Esfregue o dente de alho no pão e toste na frigideira, com um fio de azeite. Faça isso nos dois lados das fatias, com todas elas.

Cobertura: Aqueça 2 colheres de sopa de azeite e frite a cebola picada, depois 2 dentes de alho. Deixe ficar transparente e adicione o pimentão, tb picado em quadradinhos. Coloque o tomate picado e refogue rapidamente. Não deixe o tomate desmanchar. Acerte o sal e coloque os temperos secos. O manjericão fresco deve ser o último ingrediente a ser adicionado. Regue azeite de oliva e sirva em seguida. Colocamos pedacinhos de parmesão por cima. Dá um gosto boooommm!!!

2 comentários:

  1. Tô gostando, durante a semana cremes e sanduíches cheirosos e nutritivos! =P

    ResponderExcluir
  2. Sim, sim... doces só no fim de semana.
    Amanhã já é sexta... considere fim de semana!! ;)

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_