sábado, 5 de fevereiro de 2011

Mousse de chocolate branco com coulis de morango

Há duas semanas, fizemos um jantar lá em casa para um casal de amigos especial: a Camila e o Alisson, nossos conterrâneos.
Como falei na minha descrição, assim que vim pra Brasília comecei a estudar pra concurso. Em uma das aulas do cursinho, fiz uma pergunta para o professor. Ah, beleza, pergunta respondida. Assim que acabou a aula, saí do prédio pra esperar o Markus vir me buscar. Eis que vem a Camila perguntando: "És de Santa Catarina? Logo percebi quando 'fizesse' a pergunta pro professor. O sotaque não me engana!" Sou!!!!!!!!!!!!!!! E meu sotaque, pra quem conhece a diferença entre gaúcho, catarinense e paranaense, é bem puxado!
Tão bom encontrar pessoas do sul aqui nesse planalto central! Beijos a todos do 'suli'!!!
O jantar foi uma delícia. Fizemos terrine de gorgonzola e homus de entrada, risoto de alho poró e copa de prato principal e mousse de chocolate branco com coulis de morango de sobremesa. Hoje a receita é da sobremesa, que peguei aqui. Fiz algumas adaptações, e o resultado foi esse:


Ingredientes da mousse (Fiz meia receita):
250g de chocolate branco de boa qualidade, picadinho
1/3 xícara (80ml) de leite integral
1 colher (chá) de extrato de baunilha - Usei fava de baunilha (1/2 fava para meia receita)
3 ovos, gemas e claras separadas - Não usei as claras (Explicação abaixo)
1 ½ xícaras + 1 colher (sopa) - 375ml - de creme de leite fresco
6 colheres (sopa) de polpa de maracujá - Usei coulis de morango


Não usei as claras em neve porque depois que acrescentei o creme de leite batido, achei que a consistência já estava boa.

Modo de fazer:
Coloque o chocolate, o leite e a baunilha num refratário e leve ao microondas. Aqueça por 30 segundos e mexa bem, até o chocolate derreter. Deixe esfriar por 5 minutos.
Acrescente as gemas ao chocolate, uma a uma, batendo bem a cada adição. Reserve.
Numa tigela média, bata o creme de leite até obter picos suaves. Misture-a ao chocolate, delicadamente, com o auxílio de uma espátula de silicone, mexendo de baixo para cima.
Em outra tigela bem seca, bata as claras até obter picos suaves. Com o auxílio de uma colher grande de metal, incorpore-as delicadamente, em duas etapas, à mistura de chocolate. Como disse antes, não coloquei as claras!
Divida a mousse entre 6 potinhos com capacidade para 1 xícara (240ml) cada. Cubra com o coulis e leve à geladeira por 3-4 horas ou até firmar.



Ingredientes do coulis:

2 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de água
1 caixinha de morangos
Canela em pau, anis estrelado ou qualquer outra especiaria do gênero

Modo de fazer:
Misture o açúcar e a água e as especiarias e leve ao fogo até formar uma calda leve. Acrescente os morangos picados e deixe cozinhar por 5 minutos. Se você achar que a calda ainda está rala, deixe cozinhar mais um pouco. Tire as especiarias e bata essa mistura com um mixer ou no liquidificador. peneire e  coloque porções em cima da mousse.

Eu servi a mousse em copinhos individuais, tipo aqueles de cachaça. Você pode servir em qualquer recipiente, até mesmo em uma travessa, onde cada um se serve da quantidade que desejar.

Agora uma foto para tentar passar pra vcs qual a consistência da mousse! Bom sábado e bom fim de semana a todos!

1 comentários:

  1. Querida!!
    Adorei o jantar, em especial a sobremesa.
    Me surpreendi ao ver o blog assim, já cheio de posts!! Já adicionei aos meus favoritos!
    Ainda não li todos os posts, mas já adianto que as fotos estão belíssimas e que o "clima" do blog está muito agradável. Parabéns!! ;)

    E quanto ao nosso encontro, tenho certeza que foi um dos mais belos presentes que poderíamos ter no Planalto Central. Encontrar um manezinho qualquer por aqui já é bom, mas encontrá-los e ganhar uma amizade como essas foi muito especial!

    Um grande beijo
    Camila

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_