quarta-feira, 1 de junho de 2011

Filé de badejo com purê de batatas e abóbora

No fim de semana que passou, comecei a botar minha despensa em dia. O freezer tá pobrinho ainda... mas consegui comprar umas frutas e verduras na feira, no sábado e outras coisas no mercado durante a semana. Apreveitei e comprei um filé de peixe, do tio da feira, que traz produtos sempre muito frescos, de SC. Paguei R$9,00 por um filé de badejo. Preço amigo!! Levei pra casa, esperei descongelar (o filé não era muito grosso, então descongelou rápido) e, acreditem, preparei todo o almoço em 40 minutinhos.



Foi coisa simples: peguei 3 batatas inglesas pequenas e 1 batata baroa (era o que ainda tinha na geladeira... resolvi fazer a limpa) e cozinhei com um pedaço de abóbora - mais ou menos duas xícaras. Já coloquei sal nessa hora. Depois que estava tudo bem molinho, passei na peneira, acrescentei 1 colher de sopa de manteiga, 2 colheres de parmesão ralado e 1 colher chá de gengibre, também ralado. Liguei o fogo novamente e mexi bem, até a manteiga derretar e os demais ingredientes incorporarem.

Pra deixar o prato colorido, coloquei uma cebolinha diferente. Fiz assim: enquanto as batatas estavam cozinhando eu peguei 2 cebolas e cortei em tiras finas. Refoguei com 1 colher sobremesa de manteiga, até ficar bem dourado. Depois acrescentei 100 ml de aceto balsâmico e deixei reduzir. Fica quase uma cebola caramelada, mas menos "puxento".

O peixe fiz assim: peguei o filé de badejo e cortei em 4 pedaços retangulares. Temperei com sal e empanei com farinha de trigo. Usei uma frigideira anti aderente (a minha é de ferro) pra fritar os filés em óleo quente. Pouco óleo, hein? Nada de fritura em imersão, nesse caso. Usei umas 3 colheres de sopa. Fritei de um lado, fritei do outro, até ficar dourado. O peixe era fino, cozinhou rápido!



Aí só faltava a mantagem do prato: coloquei o purê, daí os dois pedaços de peixe (2 por pessoa), a cebola "caramelada" e reguei tudo com azeite de oliva.


E não é que ficou bom esse almoço enjambrado????

Beijos e boa quarta a todos!
Heide

7 comentários:

  1. Oi Heide,
    Prazer em conhecer seu blog. A Tamy me convidou pra participar do encontro das blogueiras mas fiz confusão com as datas.
    Espero um próximo pra conhece-las.
    Aproveito para convida-la a conhecer meu blog ww.sosimplesassim.blogspot.com.
    Já estou lhe seguindo.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Acho engraçado comparar os teus almoços rápidos com os meus rsrsrs
    kussy

    ResponderExcluir
  3. Oi Lylia!! Vamos marcar outros encontros, com certeza! Aí poderemos nos conhecer!

    Heheheh!! É que assim, Cony, eu faço outros almoços rápidos mas que eu não posto no blog, tipo o meu de hoje: arroz com ovo frito :)
    Kussy

    ResponderExcluir
  4. Que delícia isso!!!! Onde vc costuma comprar o filé de abadejo? Já comprei algumas vezes e nunca encontro um de boa qualidade e esse parece maravilhoso!
    Quanto ao acompanhamento da minha batata... é salmão sim!!!! Será receita de uma das aulas da NutriChef. Depois que passar a aula eu posto a receita no blog... heheheh! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ah mas olha, eu vi essa receita ainda no estágio embrionário.. Kkkkk!

    Ficou linda Heide, peixe com purê combina demaaaaais da conta!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Nossa Heide parece delicioso! Onde é essa tal feira? aqui em Brasília é muito difícil achar peixe bom, fresco. Não faço muito por causa disso ...

    ResponderExcluir
  7. Oi Nanci! Então, eu compro peixe e camarão em uma feira livre aqui de Águas Claras. Dependendo da onde tu moras pode ficar longe... mas é tudo da melhor qualidade. A feira acontece todo fim de semana, sábados e domingos, até às 13h. Fica perto da estação de Metro Águas Claras!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_