quinta-feira, 30 de junho de 2011

Homus - pasta de grão de bico

Quinta-feira acabando, fim de semana chegando... ô semaninha comprida!
Por aqui tudo ótimo. A dieta do Markus está indo de vento em popa. Eu falo dieta mas na verdade, ele só está evitando alimentos ricos em colesterol e gordura saturada. Por isso a receita de hoje, apesar de não ser nada light, é super saudável e recomendada para quem pretende diminuir os níveis de colesterol!

Dá um certo trabalho, mas o resultado compensa. Olha só!!!



Homus
Ingredientes

- 250 g de grão de bico
- suco de 1 limão (grande)
- 3 colheres sobremesa rasas de tahine - pra quem não sabe o que é, aí vai a definição da Wikipédia: "Tahine, Tahin ou Tahini é uma pasta feita de sementes de gergelim (sésamo) muito usada na cozinha do Oriente Médio, sendo usado como complemento de muitos pratos árabes e também doces."
- 2 dentes de alho amassado
- sal a gosto
- 1 colher sopa azeite

Como fazer:

1. Deixe o grão de bico de molho, de um dia para o outro.

2. Depois desse tempo, você deverá retirar a "pelinha" do grão de bico. Uma dica boa é colocar os grãos dentro de um pano de louça, fazer tipo uma trouxa, e esfregar bem. As casquinhas vão se "descolando" dos grãos. Todos os grãos devem ter suas cascas retiradas. Essa é a parte mais trabalhosa, eu confesso. Mas vale a pena!!

3. Leve os grãos descascados para cozinhar, em água com um pouco de sal. Deixe ferver e cozinhe até ficar molinho. (desculpe, mas não marquei o tempo).

4. Depois de cozido, leve os grãos ao processador. Bata bem, até virar uma pasta.

5. Acrescente os temperos (limão coado, tahine, alho, sal e azeite). Acerte o tempero ao seu gosto e pronto.

6. Na hora de servir, regue com azeite de oliva. Uma folhinha de hortelã também vai bem, mas eu estava sem em casa! Fica bom com pão árabe, mas não achei no mercado. Comemos com pão francês mesmo!

Você pode congelar o grão de bico depois de descascá-lo (etapa 2). Ou pode congelar o homus depois de pronto (etapa 5). Já testei as duas formas!

Beijos,

Heide

14 comentários:

  1. Eu amo homus, principalmente quando combinado com coalhada e quibe cru... A receita está bem anotada aqui no meu caderninho =D

    Beijos
    Lari

    ResponderExcluir
  2. Sou fã número 1 de Hommus! E descobri a pouco tempo que o grão de bico dá bom humor...me entreguei!

    O seu Hommus está tão apetitoso que se tivesse grão de bico cozido iria querer comer agora mesmo!

    Beijo grande Querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem dia das mães recebi minhas irmãs para um almoço em minha casa!! Fiz uma picanha com uma camada de farinha de trigo.. arroz é uma farofa de cebola bem tostadas.. minha irmã fez húmus.. tudo maravilhoso.. hoje já comi com torradas..

      Excluir
    2. Ontem dia das mães recebi minhas irmãs para um almoço em minha casa!! Fiz uma picanha com uma camada de farinha de trigo.. arroz é uma farofa de cebola bem tostadas.. minha irmã fez húmus.. tudo maravilhoso.. hoje já comi com torradas..

      Excluir
  3. Oi Heide, adorei conhecer seu blog!
    Seu Hommus parece divino!
    Adoooro grão de bico;)
    Bjim

    ResponderExcluir
  4. Temperei com mais limão, mais alho e sal, e não tirei nenhuma casquinha nem coei o limão. Aprecio a cozinha mais rústica e ficou show.
    Meus amigos não conheciam a cozinha árabe e ao servir com pão sírio torrado (1min30seg no micro-ondas) meus 5oog. de hommus sumiram em 2 minutos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive que separar um pouco para mim!! Estava uma delícia...

      Excluir
  5. "Essa é a parte mais trabalhosa, eu confesso. Mas vale a pena!!" a cada casquinha removia eu pensava nisso e não desistia hahahaha
    Deu certo, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não retiro as casquinhas, bato com elas e com os temperos Fica show!

      Excluir
  6. Não precisa descascar, retire somente as que estão soltas depois do cozimento. Na panela de pressão, 30 minutos, ficou show! A casca tem muita fibra, nao precisa tirar todas, depois de processada, fica tudo homogeneo.

    ResponderExcluir
  7. Aprendi a apreciar desde adolescente com a família do sr. Jean Saliba e D. Maria, esposa dele, vizinhos de minha família na década de 70! Aprendi a fazer e hoje meus amigos também amam!

    ResponderExcluir
  8. Homus é sempre maravilhoso! Sou vegana, faço sempre! Não tire as casquinhas, é trabalho em vão, não há necessidade, na hora de passar no liquidificador fica tudo bem homogêneo. Essa semana fiz uma versão diferente, homus de pimentão, além de todos os ingredientes acima ( nesse caso específico não coloque tahine apenas) coloque também no liquidificador uma cabeça inteira de alho assado ( sem a casca, não é o dente de alho [é a cabeça mesmo, parece muito mas o alho assado é muito suave e cremoso) e um pimentão vermelho assado. Fica divino, é bom pra variar os sabores...Mas o homus tradicional é tão delicioso quanto!Amo!

    ResponderExcluir
  9. Eu fiz com cenoura, basta acrescentar 1/2 cenoura cozida na hora de bater.
    Fica ótimo e acrescenta cor e nutrientes!

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_