sábado, 2 de julho de 2011

Sorvete de paçoca


Quando era criança passava as férias na praia. Era sempre igual: depois do Natal minha família toda ia pra praia, na casa do meu vo, e lá ficávamos até fevereiro. Eram férias longas, chegava e enjoar de praia, pode? Era, na verdade, uma delícia. Tenho muitas saudades daquele tempo. Tenho muitas lembranças boas daquela época.

A rotina era assim: acordávamos, íamos comprar pão do mercado (sempre quentinho), depois praia até o meio dia, depois almoço da mamis, depois canastra na casa da Cintia e da Ellen (vcs lembram??? :) ou ping pong ou tv, depois praia de novo, depois banho, depois janta e depois SORVETE! Tinha uma sorveteria, do ladinho de casa, que tinha o serviço de bufe. Eu e minha irmã íamos todos os dias. Lembro até da marca: Cervi. Era um sorvete meio artesanal, feito em uma cidade pequena de SC. Era uma delícia, principalmente o de amendoim. Nunca mais comi um sorvete de amendoim tão bom. Como não era um sabor comum de se encontrar (até hoje não é), só pegava desse sabor. E assim, passavam-se os verões.... devo ter comido vários kg de sorvete! Que tempo bom que não volta nunca mais!

Esse sorvete foi uma tentativa de chegar à receita da Cervi, o sorvete dos meus verões em Meia Praia! Cheguei quase lá!! :)

Sorvete de paçoca ("Enjambra" minha mesmo!)
Ingredientes

3 gemas
340 ml de leite integral
100 g de açúcar refinado
1 pitada de sal
7 paçocas
480 ml de creme de leite fresco
1 colher chá de vodca

Como fazer:

1. Bata as gemas na batedeira, até ficar bem branquinho.

2. Leve ao fogo o leite com açúcar e sal. Deixe esquentar, sem deixar ferver.

3 Misture a metade do leite quente nas gemas já batidas. Acrescente as paçocas e bata tudo na batedeira, em velocidade baixa. Coloque essa mistura de leite com paçoca e gemas junto com a outra metdade do leite que ainda está na panela.

4. Volte a esquentar um pouco, sem deixar ferver. Acrescente o creme de leite e misture.

5. Por último, coloque a vodca. Ele serve para impedir a formação de cristais de gelo.

6. Leve a massa à geladeira e, depois de frio, coloque na sorveteira e siga as instruções do fabricante.

O primeiro comentário desse post será o seu!

Postar um comentário

_+_+_+_+_