sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sorvete de flocos


Pela última receita postada (brownie) e pela de hoje, tá dando pra notar que a dieta aqui em casa tá de leve, né? Pois é... fim de semana demos uma boa escorregada. Mas foi por um bom motivo: no fim de semana passado meu pai e meu irmão vieram aqui pra Brasília nos fazer uma visita. Aí já sabe, visita aqui em casa é sinônimo de coisinhas gostosas pra comer. Fiz o brownie e esse sorvete de flocos. Eles "raparam" o tacho. Acabou tudinho, em 2 dias! Como o Petinha (meu irmão) tá em fase de crescimento eterna - mentira, ele tem quase 2 metros de altura e tem 21 anos, mas vai ser sempre meu Petinha em fase de crescimento- pode comer sem culpa (pelo menos por enquanto... :o)

Sorvete de flocos (Adaptado daqui!)
Ingredientes
1 e 1/2 xícara de leite integral
1 e 1/2 xícara de creme de leite
3 gemas de ovo
1/2 xícara + 2 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
90g de chocolate meio amargo picado
2 colheres (chá) de óleo de canola

Como fazer: (copiei da Stef, adaptando para uma receita só de flocos, sem menta)

1. Em uma panela, misture o leite com 1 xícara do creme de leite. Leve ao fogo médio por aproximadamente 5 minutos, ou até que comecem a forma bolhas nos lados da panela. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco.

2. Enquanto a mistura descansa, bata na batedeira as gemas com o açúcar e o sal, até ficar branquinho. Adicione o restante do creme de leite e misture (com uma colher mesmo, sem usar a batedeira) até que fique homogêneo. Gradualmente, adicione a mistura de leite (que deve estar apenas morna). Misture novamente até que fique homogêneo.

3. Devolva a mistura a panela, misture bem. Ligue o fogo (fogo médio) e com a ajuda de uma colher de pau, mexa a mistura constantemente. Não deixe a mistura ferver. Quando o creme fizer um rastro nas costas da colher, indica que está pronto.

4. Retire do fogo e passe por uma peneira bem fina. Quando já estiver a temperatura ambiente, tampe o recipiente e leve à geladeira por, pelo menos, 3 horas (no máximo 24 horas).

5. Quando estiver faltando em torno de 1 hora para colocar na sorveteira, prepare o chocolate. Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Quando estiver derretido, misture o óleo. Transfira para um recipiente menor e deixe esfriar em temperatura ambiente por 1 hora.

6. Coloque a massa na sorveteira, após 15 minutos, vá adicionando o chocolate em fio. Termine o ciclo da sorveteira conforme as instruções do fabricante. Coloque o sorvete no freezer por pelo menos 1 hora antes de servir. Ele se conserva fresco por até 5 dias.

O primeiro comentário desse post será o seu!

Postar um comentário

_+_+_+_+_