domingo, 15 de setembro de 2013

Bolo simples com cobertura de chocolate




Essa receita já apareceu por aqui diversas vezes, mas sempre meio disfarçada.
Já falei sobre essa receita em outros posts, e sobre como essa massa pode ser um curinga na hora de fazer um bolo.

Como é uma massa neutra, dá pra usá-la como base de vários bolos: de nozes, de coco, com chocolate, formigueiro, com amendoim... ou, usar apenas a massa base, que foi o que fiz dessa vez.

Olha o que já apareceu por aqui, usando essa massa, com algumas adaptações:

O "tchan" da receita, dessa vez, foi a cobertura, que nada mais foi do que chocolate ao leite derretido. Usei pastilhas de chocolate de uma marca belga, que chama Callebaut. Já falei sobre esse chocolate e sobre onde comprá-lo aqui em Brasília nesse post: "Chocolate Callebaut em Brasília"

A receita é simples, como o próprio nome diz, olha só!

Bolo simples
Ingredientes da massa:
3 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
200 g de manteiga (em temperatura ambiente)
3 xícaras de trigo
1 colher sopa de fermento

Como fazer:
1. Aqueça o forno a 200ºC. Unte uma forma redonda, com buraco no meio e reserve.
2. Bata os ovos e o açúcar até ficar bem branquinho. Depois, adicione a manteiga e, em seguida, o leite.
3. Misture a farinha com o fermento e adicione essa mistura à massa, aos poucos, com a batedeira ligada em velocidade baixa.
4. Depois de a massa estar bem homogênea (não precisa bater muito), coloque no forma untada e leve ao forno por cerca de 45 minutos. Faça o teste do palito - use um palito de dente, e depois de cerca de 40  minutos de forno, abra, fure o bolo com o palito e veja se ele sai "sujo" de massa crua. Se sair "sujo" é sinal de que o bolo ainda está cru. Se sair limpo, veja se está bem douradinho e retire do forno. O tempo vai variar de forno para forno.

Cobertura
Ingredientes
1 xícara de pastilhas de chocolate ao leite Callebaut (ou outro que você tenha em casa)

Como fazer:
1. Leve o chocolate ao microondas por 30 segundos. Retire, misture com uma colher.
2. Caso não tenha derretido por completo, coloque mais 30 segundos no microondas. Retire e misture novamente.
3. Repita esse processo até que o chocolate esteja bem derretido.
4. Espalhe por cima do bolo, depois de assado.

Boa semana a todos!
Beijos,
Heide
 
 

5 comentários:

  1. Heide, tudo bom? Descobri que no Rei das Embalagens (Asa Sul) estão vendendo o Callebaut. Fiquei tão feliz quando você deu a informação no post antigo, que só lembrei de você quando vi a marca sendo vendida lá também. Dito isso, vamos ao bolo! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda!
    Obrigada pela dica! O distribuidor que indiquei no outro post tem a vantagem (ou não, não sei, rsrsr) de vender mais barato. Não me lembro bem de quanto paguei pela saco de 2,5kg, mas acredito que por ser distribuidora o preço/kg saia mais em conta. Mas é bom saber que em Brasília há outras opções de lugares pra comprar! E esse chocolate é tão gostoso que é sempre bom ter um pequeno estoque em casa, heheh!
    Obrigada!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  3. Oi Heide,
    Há mais tempo vi no seu blog sobre o óleo de nozes a acabei comprando... Hoje no café estava fazendo bolo normal de chocolate e percebi que eu estava sem óleo de Canola, quase coloquei azeite quando me lembrei do óleo de nozes!!! O bolo ficou pronto e na hora do café meu marido perguntou se era receita nova, eu não consegui perceber diferença no sabor, mas foi o bolo mais fofo que já foi feito nessa casa! Amo suas dicas
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. OI Heide,
    tudo bem? Estou mudando para Brasília e queria saber se você poderia me passar dicas de lugares em que encontramos produtos orgânicos de qualidade e frutas e verduras fresquinhas tb... Qual o melhor supermercado ou empório? Muito obrigada

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Bem vinda à Brasilia. Eu, particularmente, adoro a cidade! Venha com o coração aberto :)
    Para produtos orgânicos, sugiro o CEASA, que tem uma banca só com produtos orgânicos, muito boa. A depender do lugar onde você for morar, há feiras de produtores, como em Águas Claras (onde morei até ano passado). Com relação a empório ou supermercado, já te adinato que os melhores tem preços bem salgados, como o Oba (tem de tudo, e as frutas são ótimas) e o La Palma, que é um mini mercado com produtos mais sofisticados. Eles tem duas lojas, uma na asa sul e uma na asa norte. também caro, mas lá é o lugar para encontrares produtos mais difíceis de achar em mercados comuns.
    Quando chegar me fala pra te dar dicas mais próximas da tua nova casa!
    Espero que ajude!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_