quarta-feira, 27 de abril de 2011

Blondies de caramelo com castanha de caju


Viajar é muito bom, não é? Mas melhor mesmo é voltar. Estava com saudade da minha caminha, do meu chuveiro, da minha cozinha... Sempre fui muito caseira. Se deixar, passo o fim de semana todo em casa, sem achar ruim. Preciso me policiar um pouco, senão já viu... não saio mais :)

Pra completar o que ficou faltando no kit páscoa, hoje a receita é do blondie. Já fiquei sabendo que essa fez sucesso! Algumas pessoas me ligaram dizendo que esta foi a melhor guloseima do kit. Como fiz esse blondie na semana passada, estava com medo de que fosse ficar seco pra domingo. Mas não ficou. Minha irmã me ligou hoje dizendo que estava bem gostoso. Então, fica a dica: se bem embaladinho o blondie dura até uma semana! Eu cortei em quadradinhos, embalei em filme plástico e ainda coloquei dentro de um saquinho, fechado com arame. Dá pra ver a embalagem aqui!

Cortei assim, ó:

Ingredientes
120 g de manteiga sem sal
1 2/3 xícara de trigo
1 colher chá fermento em pó
3/4 colher chá sal
1 xícara de açúcar mascavo claro
2 ovos grandes
1 colher chá de essência de baunilha
1/2 xícara de castanha de caju torrada e não salgada picada
2/3 xícara de bala de caramelo picada

Modo de fazer:
1. Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma retangular ou pirex* e forre com papel manteiga. Deixe sobrar um pouco do papel nas laterais. Unte o papel também e reserve a forma.
2. Misture o trigo, o fermento e o sal e reserve.
3. Coloque a manteiga (em temperatura ambiente) e o açúcar em uma batedeira e bata bem, até ficar claro e fofo. Adicione os ovos (um a um) e a baunilha. Misture até combinar bem os ingredientes. Diminua a velocidade e adicione a mistura de farinha, sal e fermento.
4. Com ajuda de uma espátula ou de uma colher, adicione as balas picadas e as castanhas. Nessa hora, o melhor é apenas misturar esses itens com a colher. Se você usar a batedeira os pedaços de castanha e de bala ficarão ainda mais picados, o que prejudicará a consistência desejada. Eu adoro encontrar esses "pedacinhos" de coisas diferentes num bolo.
5. Coloque a massa na forma untada e forrada. Alise bem a massa com uma espátula. Asse por cerca de 35-40 minutos. Deixe esfriar completamente para então retirar da forma.

Dá pra ver bem a bala de caramelo na parte de baixo do pedaço! Hummmmm!!!!!!

OBS:
a) Ao picar as balas, procure deixar os pedaços separados, pois eles "grudam" uns nos outros. Fica difícil de separá-los.
b) *Eu fiz 2 receitas e usei uma forma de tamanho 25X35.
c) Tenha paciência na hora de tirar os pedaços de blondies da forma. Acontece que a bala de caramelo "desce" na massa e fica um pouco difícil de desgrudar do papel manteiga. Vá com jeitinho que dá certo!

O primeiro comentário desse post será o seu!

Postar um comentário

_+_+_+_+_