segunda-feira, 4 de abril de 2011

Creme de alcachofra

Pra compensar a receita de ontem, que foi meio complicadinha de fazer, com várias etapas e ingredientes, a receita de hoje é muito rápida e fácil!
Foi uma tentativa de fazer o creme de alcachofra que comemos em Paris, na nossa lua de mel. Coisa dos deuses, de tão bom!


Inspiração!!!!!!!

Igual igual não iria ficar, pq não tinha trufas negras na minha despensa (alguém, por acaso, tem? Nunca tive, pra falar a verdade). Mas tudo bem, estava disposta a abrir mão do gosto das trufas.

Fiz o creme daquele jeito, sem grandes segredos, muito parecido com outros cremes que já passaram por aqui. Fritei 1 cebola, joguei um temperinho (ervas de provence secas) adicionei as alcachofras em conserva - coloquei 1 vidro. Me perdoem pq não lembro a quantidade e não tenho mais o vidro pra conferir. Mas não era um vidro grande não. Depois de refogadinho, adicionei cerca 0,250 l de caldo de carne caseiro* e mais 1 litro caldo de legumes, tb caseiro - já expliquei como fazer o de legumes aqui! - deixei ferver e reduzir um pouco. Depois, bati tudo no liquidificador. Acertei o sal, a pimenta e coloquei cerca de 200 ml de creme de leite fresco. Deixei ferver novamente e voilá, janta pronta!

 Coloquei parmesão em lascas, por cima da sopa, assim como na primeira foto!

Dicas:
- Eu colocaria os caldos na proporção 1/2 a 1/2. O creme que comi em Paris era mais escuro, como deu pra ver (mais ou menos) na foto... acho que vai mais caldo de carne;
- Da próxima vez, não vou colocar creme de leite. Fazendo um bom caldo, o creme é dispensável - acho. A alcachofra confere uma ótima consistência ao creme.

* Caldo de carne
Ingredientes:
500 gr de músculo
2 colheres sopa azeite
2 cenoura picada
2 cebola grande picada
4 dentes de alho
2 talo de alho poró picado e suas folhas
2 talos de salsão picado
2 folhas de louro

Modo de fazer:
Frite a carne com o azeite, até ficar bem, bem fritinha. Coloque os demais ingredientes picados, grosseiramente, e refogue tudo junto. Adicione água até cobrir tudo. Deixe reduzir, pelo menos 1/4 do volume. Quanto mais reduzido, mais concentrado ficará o gosto do caldo.  Coe e utilize! Você pode congelar em vidros e, assim, sempre ter um tantinho de caldo, já pronto, para uma sopa!

Beijinhos a todos que passarem por aqui!!!!

O primeiro comentário desse post será o seu!

Postar um comentário

_+_+_+_+_