quinta-feira, 14 de abril de 2011

Pão de queijo da Luiza


Huuuuummmmm!!!!!!!!! Pão de queijo! Pensa em uma coisa que eu gosto desde criança pequena "lá de Barbacena"? É isso: pão de queijo. Minha mãe costumava fazer uma receita em que todos os ingredientes eram batidos no liquidificador e a massa era colocada em forminhas de empada, para então assar.
Era a única receita que conhecia. De resto, era só pão de queijo comprado em padaria ou mercado. Até que um dia provei o pão de queijo dos deuses. Foi na época de faculdade. Uma amiga da faculdade que tinha família em BH (Marina, por onde tu andas?????????), trouxe uma vez um sacão de pão de queijo mineiro, aquele de verdade, com queijo meia cura. Gente, que delícia!!! Nunca esqueci aquele sabor. Mas nunca pude fazer pq em SC nunca achei o bendito queijo meia cura.

Enfim, nunca tive uma receita de pão de queijo da qual pudesse dizer: "Ah, minha receita de pão de queijo é assim...."
Mas isso vai mudar: tentativa nº1 - Pão de queijo da Luiza! A Luiza é uma amiga da Maiara (que trabalha comigo), leitora do blog. Esses dias a Maiara chegou falando desse pão de queijo... era só elogios. Não deu outra: lá foi a Heide pedir a receita e a Luiza, muito prestativa - Obrigada!!! - logo mandou. É uma receita diferente, pois vai batata na massa. Isso mesmo, batata. Fica uma massa leve, com uma consistência ótima. O pão fica com uns pontinhos de queijo por cima, cresce que é uma beleza! A massa crua é linda!!! Receita testada e aprovadíssima! Apenas cometi o pecado de colocar muito sal na massa (veja os erros de percurso no fim do post)... mas essa receita vai, com toda certeza, pro caderninho!



Tentativa nº2 - Pão de queijo da mãe da Bia (que tb trabalha comigo - deu pra perceber qual o assunto dominante na nossa sala, né? :) Essa receita ainda não testei, mas vai ser a próxima. Essa é com queijo meia cura (finalmente, o famoso queijo!!!), o verdadeiro, presente que ganhei da Bia, que é de BH. Oba, oba!!! O freezer vai ficar cheinho de pão de queijo para vários cafés da manhã caprichados!

Pão de queijo da Luiza
(Rendimento - mais ou menos 100 unidades pequenas - fiz meia receita)
Ingredientes
1 kg de polvilho azedo (tem que ser do azedo)
2 copos de leite (400 ml)
1/2 copo (100 ml) de óleo
3 ovos
6 batatas (tamanho médio) bem cozidas e descascadas
400 g de queijo minas padrão
200 g de queijo provolone
2 colheres sopa de sal - dependendo do queijo que você for usar, essa quantidade pode ser maior. Prove a massa, até que fique do seu gosto.

Modo de preparo: basta misturar bem todos os ingredientes. Eu bati tudo na batedeira (Gente, nem contei... minha batedeira ficou pronta!). A massa fica bem lisa e não gruda nas mãos. É só fazer bolinhas. Eu congelei e fui assando aos poucos. Hoje foi a 4º dia que saiu uma fornada aqui em casa.



Sempre tenho que dar umas "bolas fora", mas isso faz parte. Afinal, só erra quem tenta, não??? Veja abaixo a lista dos meus erros durante o preparo dessa receita!

1) Fiz meia receita, mas na hora de colocar o óleo, coloquei os 100 ml, sem querer. Achei que a massa fosse ficar grudente, mas não ficou. Deu certo!
2) Quando comecei a fazer as bolinhas, lembrei que não tinha colocado sal. Voltei com a massa na batedeira e coloquei, mas, sem perceber, coloquei as 2 colheres de sopa. Ficou muito salgado. Só comendo com doce de leite mesmo! :)
3) Hoje, quando fui assar mais pão de queijo pra fazer as fotos, liguei o forno a 250ºC, pra esquentar. Mas quando coloquei os pãezinhos, esqueci de baixar o fogo. Resultado: os pães levaram um susto no forno, e não ficaram tão redondos como deveria. Mas, se você assar devagar, a 180ºC, até ficarem dourados, vai ficar show de bola!

Beijos, beijos!!!

3 comentários:

  1. Heide, eu também agora só faço pão de queijo em casa! O seu está lindo, e me lembrou que nem tenho mais no meu freezer! Tenho que fazer!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Heide, adorei minha receita aqui. O jeito de consertar o sal é colocando mais batata, ela ameniza muito isso! =]
    =*
    Obrigada pela honra

    ResponderExcluir
  3. Mai batata, é Luiza? Beleza! Se ficar salgado da próxima vez já sei o que fazer! Obrigada!!!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_