sábado, 30 de abril de 2011

Canja de galinha


Hoje recebi um email tão carinhoso de uma amiga minha que me inspirei a fazer essa receita.
Mas deixa eu falar um pouco dessa pessoa tão especial: a Rosane é uma amiga de Florianópolis. Sabe assim, quando a gente "vai com a cara" de primeira? Com ela foi desse jeito. Trabalhamos juntas em 2008, num projeto muito legal chamado CECANE. Nós dávamos um curso para cozinheiras de escolas públicas de algumas cidades de SC. A gente passava uma semana na cidade. Foram algumas idas pra Chapecó e outras pra Joinville. Foram muitas risadas, vários vinhos no quarto do hotel, várias conversas, cafezinho depois das aulas... foi uma época muito boa!

Ela, nutricionista de mão cheia, tá cheia de projetos muito interessantes lá em Florianópolis, que trabalham a nutrição e a alimentação saudável de um forma toda especial. Ela trabalha, como ela mesmo diz, com Nutrição, Amor e Arte. Mistura culinária com teatro, com trabalhos manuais, com brincadeiras.... dessa forma ela acaba alcançando todas as idades. Um trabalho diferenciado mesmo!!!Nada de comidas light no cardápio, nem dietas com ingredientes milagrosos. Ela preza por uma alimentação simples, acessível e prazerosa! Esse é o diferencial!

Enfim, depois de ler o email dela me lembrei de uma comidinha que a ela fazia que eu adorava. Ela, muito querida, me deu algumas vezes uns potinhos de canja de galinha, que ela fazia pra vender. Sabe aquela comida com gosto de comida caseira, feita com carinho? Então, a sopa dela era assim. Foi nossa janta de ontem!


Ingredientes
2 colher sopa de azeite
1/2 peito de frango
2 dentes alho
1 cebola
4 batatas pequenas picadas
1 batata baroa picada
1 cenoura grande cortada em rodelas finas
1/2 couve flor picada
2 litros de caldo de frango ou de legumes
1 ramo de alho poró
Sal
1 folhas de louro
1/2 xícara de arroz branco
Salsinha a gosto
Queijo parmesão a gosto em lascas

Modo de fazer: Frite os pedaços de frango com o azeite, até ficar um pouco dourado. Acrescente a cebola o alho e o alho poró e refogue mais um pouco. Depois, acrescente o caldo de frango/legumes e os demais legumes picados (batata, batat baroa, cenoura, couve flor). Coloque temperos a gosto. Eu coloquei louro e sal apenas. Adicione o arroz e deixe cozinhar por 30 minutos, ou até que todos os legumes estejam bem cozidos e a sopa já tenha incorporado o gosto de todos os ingredientes. Eu peguei um pouco das batatas picadas e da couve flor, depois de bem cozidas, e bati com um pouco do caldo da sopa no liquidificador. Dessa forma a sopa fica mais cremosa. Sirva polvilhado com salsinha e queijo parmesão ralado! Ficou uma delícia!

Rosane, seja sempre bem vinda aqui no blog! Saudades!! Grande beijo!!

OBS****: Algumas pessoas vieram me falar que estão com problemas para deixar comentários aqui no blog. Caso você também encontre dificuldades, peço para que me envie um email para acozinhadehg@gmail.com informando o problema. Não sei se é problema de configuração, ou do blogger mesmo, se foi um problema pontual ou não... sei lá! Se você puder me avisar, agradeço muito! :)

Beijos,
Heide

O primeiro comentário desse post será o seu!

Postar um comentário

_+_+_+_+_