quarta-feira, 4 de maio de 2011

Bolo de paçoca


Sabe que, pra mim, essa coisa de blog começou faz pouco tempo. Há 1 ano e meio, mais ou menos, eu não lia nenhum blog, nem sabia o que era direito. Aí comecei meio que sem querer... acho que foi quando me mudei de casa, ao começar a procurar móveis e coisas de decoração. O primeiro blog que li e gostei foi o My Notebbok, que hoje até já mudou de nome. Agora esse blog já cresceu e virou o Portal Casamenteiras. Já tem até propaganda no GNT :) Parabéns pras meninas, Kaká, Karen e Raquel! De lá pra cá minha lista só aumentou. Passei pela fase de decoração, depois pelos blogs de casamento, até aprendi algumas coisas de maquiagem (sempre fui zero a esquerda em relação a isso) até chegar aos de culinária. O primeiro que me encantou foi o The Cookie Shop. Me agradou de cara: as fotos, as receitas, os textos... tudo perfeito. Virei fã de carteirinha! E foi dele que tirei a primeira receita. Esse bolo de paçoca. Já fiz várias vezes e sempre dá super certo. O Markus já levou em uma festa junina do trabalho, eu já levei no meu aniversário no trabalho também... todo mundo gosta. E é super fácil, pois não precisa de batedeira. Fiz esse bolo ontem, às 22:30. Veja como é rápido!


Bolo de Paçoca (rende uma forma 25X35) - (Peguei o modo de fazer daqui. Fiz apenas algumas alterações, pois tripliquei (que exagerada, né? :) a receita e não fiz no formato de bolinhos).

Para a cobertura
  • 9 paçocas tipo “rolha”
  • 3/4 xícara de farinha de trigo
  • 6 colheres de sopa de açúcar mascavo (aperte bem para medir)
  • 90g de manteiga gelada, cortada em pedacinhos
Para a massa
  • 150g de manteiga derretida e fria
  • 3 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 colher de chá de fermento em pó
  • 2 colher de chá de canela em pó
  • 3 ovo
  • 1 1/2 de xícara de leite
  • 6 paçocas “rolha”

Como fazer: Cobertura
Eu coloquei todos os ingredientes no processador e bati até ficar uma farofinha. Se você não tiver processador, não tem problema. Faça assim: numa tigela pequena, esfarele as paçoquinhas e misture bem com o açúcar mascavo e a farinha de trigo. Junte os pedacinhos de manteiga gelada e já esfarelando com os dedos, até obter uma farofa úmida e grossa, sem pedaços grandes de manteiga. Guarde da geladeira enquanto prepara a massa.

Como fazer: Massa
Preaqueça o forno a 200°C. Unte a forma com manteiga e reserve.
Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar, a canela e o fermento.
Em outro recipiente, misture o ovo, o leite, e a manteiga derretida. Despeje essa mistura sobre a mistura de farinha e mexa com uma espátula para incorporar os ingredientes, sem bater muito. Fica uma massa bem pesada. Esfarele as 6 paçoquinhas restantes sobre a massa – misture levemente.
Distribua a massa na forma. Coloque a cobertura sobre a massa. Para esse tamanho de forma eu coloquei toda a farofa.
Leve ao forno e asse por cerca de 30 minutos, ou até um palito sair seco quando espetado na massa. A cobertura deve estar sequinha.


 Esse foi o meu café da manhã de hoje! Que beleza começar o dia com um bolo fresquinho!

Beijos,
Heide

1 comentários:

  1. nossa, adorei a notícia de sermos colegas de profissão!!! Que legal... e vc trabalha na área???
    Ah! Dia 28/05 teremos um encontro de bloggeiras de Bsb... quer participar???

    Beijok

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_