terça-feira, 3 de maio de 2011

Salada de camarão


Parece que o frio está chegando, não é?
Falei com minha mãe ontem e ela comentou que já esfriou bastante em SC. Por aqui o frio é beeeem tranquilo. Só aquela temperatura gostosa pra dormir de edredon e pijama comprido. Frio na medida certa!
A receita de hoje é mais apropriada para dias de calor. Uma comidinha típica de praia e dias de sol. Mas, assim como gosto de comer sopa no verão e sorvete no inverno, também não dispenso uma boa salada mesmo em dias mais gelados.

Aprendi a fazer essa salada com a vó do Markus (Tata). Aliás, aprendi a fazer várias receitas com ela. Ela é uma mestre cuca da culinária árabe. Quando estive em Blumenau na semana da Páscoa, tive uma aula e tanto: aprendi a fazer esfiha e quibe cru. Uma delícia. Em breve vai virar post.

Essa receita, apesar de não ser árabe, foi invenção dela. Simples e gostosa! Obrigada Tata!!

Ingredientes
300 g de camarão limpo
Sal
Pimenta do reino moída
2 colheres sopa azeite
1 cebola picada fina
2 tomates cortados em cubos
3 dentes de alho amassados
Suco de 1 limão
Azeite de oliva a gosto
Salsinha a gosto

Modo de fazer: tempere os camarões com sal e pimenta. Refogue-os com o azeite. Assim, super rápido, só até o camarão ficar rosinha. Mais ou menos 2 minutos. Se você deixar o camarão muito tempo na frigideira, ele corre o risco de endurecer. Deixe esfriar e adicione a cebola picada, o tomate e o alho amassado. Tempere com limão, acerte o sal e a pimenta. Por último, regue bastante azeite de oliva e salpique salsinha a gosto. Coloque em um pote fechado e leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas, para apurar bem o sabor dos temperos. Na hora de servir eu ainda dei uma caprichada no azeite. Sirva com pão fresquinho!


Boa terça feira a todos!
Beijos,
Heide

3 comentários:

  1. Que lindo o seu blog... bom saber de um blog assim aqui em Brasilia!!! Beijos querida!!!

    ResponderExcluir
  2. Oiiii...amei seu blog, várias receitas inspiradoras, ah! também sou catarinense!!
    td de bom!!
    Bruna :)

    ResponderExcluir
  3. Oi conterrânea Bruna! Seja bem vinda! O seu blog também é lindo!!
    Bjos,
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_