terça-feira, 10 de maio de 2011

Maionese de batata

Contagem regressiva pra chegar sábado! Vou tirar férias, iupiiiiiiiiii!!!!
Serão só 5 dias, mas vai ser ótimo! Vamos pra Buenos Aires, tomar muito vinho, comer doce de leite, passear, passar um poquinho de frio, tirar fotos... que beleza! Mas por causa da expectativa a semana tá sendo loooonga... ainda é terça feira! Mas vamos lá que ainda faltam 3 dias... e meio!

A receita de hoje não tem nada de gourmet. É coisa simples, comida de vó: maionese de batata. Lá em SC, a gente sempre faz essa maionese como acompanhamento de churrasco. Com peixe também vai muito bem! Com a sobra a gente faz canudinho, prato também típico de aniversários :)

Olha só:
Como leva ovo cru, não é aconselhável comer maionese por aí. Eu, particularmente, não como. Nem se for aquelas feitas com leite e tal... quando é maionese industrializada é ainda pior. Eu, pelo menos, não gosto. Gosto só dessa aqui, com ovo mesmo. Comprei um ovo fresquinho da feira e fiz no fim de semana. Ficou ótima e perfeito para acompanhar a carne do almoço de domingo!

Faça assim:
Cozinhe 4 batatas inteiras (com casca) e 1 ovo. Quando a batata estiver cozida, escorra a água e deixa a batata esfriar para descascar. Depois de fria, descasque e pique em quadradinhos. Tempere com sal e vinagre. Se não tiver vinagre, pode usar limão que também fica gostoso.

Prepare o molho (a verdadeira maionese): lembra do ovo cozido? Então, pique a clara e reserve. Coloque a gema cozida em um prato fundo e adicione 1 gema crua. Amasse bem com o garfo até ficar uma pastinha. Aí vá adicionando óleo (usei de canola). Muito cuidado: precisa ser aos poucos, se não desanda tudo! Faço assim: vou colocando de duas em duas colheres de sopa de óleo e vou mexendo com um garfo. Cada vez que você adicionar óleo (2 colheres de sopa), você deve mexer até ele se incorporar à emulsão. O molho vai pegando forma, ficando grosso. Fica bem com consistência de maionese:


Vá colocando o óleo até atingir essa quantidade da foto, mais ou menos. Eu confesso que não medi, mas acho que, para 2 gemas (1 crua e 1 cozida) eu utilizei uns 150 ml de óleo.

É isso pessoal! Depois que molhor estiver pronto, é só misturar às batatas já temperadas e adicionar a clara cozida picadinha. Se quiser, adicione salsinha ou cebolinha e pimenta da reino moída.


Falei que era simples, mas gente, eu garanto, não tem maionese igual a feita em casa. Mas, como eu falei antes: fique ligado quanto à validade do ovo, hein? Só use ovo fresco para essa receita! De preferência, utilize um ovo orgânico, ou caipira... aquele com a gema bem amarela. Faz toda a diferença!

Beijos,
Heide

7 comentários:

  1. Heide,
    Adoro maionese de batata e achei a ideia do canudinho totalmente inusitada!
    Bjs
    Lívia

    ResponderExcluir
  2. Oi Lívia! Prova uma vez com canudinho! Fica uma delícia!!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  3. Ovo caipira é melhor? Só se for melhor em aumentar o risco de salmonelose.. Informe-se antes de escrever

    ResponderExcluir
  4. Anônimo

    Fico me perguntando por que fazer um comentário desses e não se identificar!? Qual o propósito? Comentário, por sinal, super antipático.
    Esse é um espaço aberto para que qualquer pessoa possa dar sua opinião, mas a forma como você escreve é, no mínimo, mal educada.

    Enfim, me dei o trabalho de responder para não deixar dúvidas aos leitores que por aqui passam. Esse é um blog pessoal. Não cozinho para grandes públicos, portanto, EU corro o risco ao consumir ovos crus. Risco consciente, e que existe independente do tipo de ovo consumido (de granja, caipira ou orgânico). O caipira e/ou o orgânico são, na minha opinião, melhores sim! É só olhar a cor da gema, e a consistência da casca e da clara. Alguns estudos até afirmam serem esses ovos mais ricos em certas vitaminas. O risco de salmonela pode ser minimizado lavando o ovo, antes de consumir, ou evitado, não comendo ovo cru. Aí é uma opção de cada um!

    Sugiro que você aproveite o seu tempo livre para fazer comentários mais úteis e construtivos nos blogs que você acompanha! Seja mais simpática (o), dê sugestões e não critique o trabalho dos outros dessa forma!

    Heide

    ResponderExcluir
  5. Nao tem nada haver! Se o ovo è caipira NAO quer dizer que irá fazer mal por ter salmonela. Como toooodos os dias ovo caipira mole (aquele de 2 minutos apos ferver)

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo Nicolle! O comentário do "Anônimo" só trouxe dúvida pra quem le o blog. Por isso tentei explicar no comentário acima a confusão que ela fez. O ovo caipira não tem mais chance de ter salmonela quando compardo ao ovo de granja. Continue com seu ovo caipira mole, que por sinal é uma delícia, tomando cuidado apenas com a data de validade, limpeza dos ovos (no momento de usar) e conservação!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_